FOLCLORE DE TODOS OS POVOS

FOLCLORE DE TODOS OS POVOS
É tempo de Recomeçar... Amigos das ArtesPopulares, internautas quero saudar a visita de todos neste novo Blog do prof. Clerton Vieira que preparei com todo o carinho para que vocês possam ter cada vez mais informações sobre as novidades do Folclore do Brasil e do mundo. Aqui você estará atualizado com as notícias dos Festivais folclóricos e eventos populares que acontecem no mundo da cultura popular. Convido a todos a embarcarem comigo nessa longa jornada. Venham fazer parte desse trabalho de pesquisa, valorização e divulgação das nossas tradições e manifestações populares. Sejam bem vindos todos os internautas, folcloristas, artistas, alunos, professores, profissionais, amadores pesquisadores, estudiosos e curiosos. Boa navegação pelo blog. Muito obrigado. Deixem seus comentários e sugestões através do e-mail:clertonvieira@hotmail.com - Professor, Clerton Vieira

Prezados Colegas Folcloristas...




A Organização Internacional de Arte Popular IOV é uma organização mundial de pessoas e instituições que trabalham no documento de preservar e promover todas as formas de arte popular, ambos tangíveis e intangíveis.
A organização foi fundada na Bélgica em 1979 e está registrada sob as leis da Áustria, onde o Escritório da Secretaria IOV está localizado.
IOV tem mais de 4000 membros em mais de 160 países.

IOV patrocina festivais nacionais e internacionais de arte popular, bem como o intercâmbio cultural dos artistas de espetáculo e arte simpósios científicos e pedagógicos e oficinas.
 IOV incentiva a pesquisa acadêmica, documentação e publicação sobre temas relacionados com a arte popular e artes visuais e as tradições culturais. Conferências recentes explorados aspectos da narração de histórias, jogos infantis, lendas, artesanato, contos folclóricos, dança, tecelagem e têxtil tornando ferramenta, práticas religiosas, figurino, a arquitetura, as práticas sociais e festas sazonais. A Convenção da UNESCO sobre a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial, com sua ênfase na pesquisa e documentação, fornece o ponto de referência para muitos programas IOV e projetos.

Todos os membros do IOV participam da Assembléia Geral, que se reúne a cada quatro anos A Assembléia Geral aprova a revisão dos estatutos, elege diretores e sucesso total de programas e projetos do IOV. O Conselho Presidencial, composto por oficiais e Secretário-Geral, superintende da Secretaria, se engaja em longo médio e planejamento de curto alcance, implementa a política IOV e desenvolve programas de adesão e benefícios. IOV O Secretariado é composto pelo Secretário-Geral, que é responsável pelas operações do dia a dia do IOV.

IOV se esforça para aumentar a conscientização e valorização de todas as formas de arte popular e cultura popular. IOV membros reconhecem que a riqueza cultural do mundo encontra-se na diversidade das suas populações e é expressa em tradições populares.
IOV visa criar oportunidades para que os guardiões das tradições da sociedade para transmitir conhecimentos e competências para as gerações mais jovens. Reconhecemos arte popular vai beneficiar as futuras gerações só com o grau que sobrevive como uma tradição, a vida diária. IOV é dedicado à pesquisa, documentar, transmitir e apresentar todas as formas de arte popular e étnica indígena e cultura popular, ambos tangíveis e intangíveis, como um meio para atingir nossos objetivos:

­-Desenvolver programas e projetos que abrangem todas as formas de artes tradicionais e folclóricas, incluindo, mas não limitados a dança, música, rituais, narrativas, formas de alimentos, a medicina tradicional e a cura, a arquitetura vernácula, o artesanato tradicional, e as práticas tradicionais que são à base da civilização humana; 
-Para aumentar o conhecimento das culturas ricas e diversificadas do mundo, através de aulas, seminários, simpósios, exposições, mercados de arte popular eventos culinários, manifestações e pelo uso da Internet.

- Para construir uma forte rede de pessoas e recursos em prol daqueles que são inspirados por populares e artes tradicionais e que desejem compartilhar com seus talentos e habilidades com os outros;

-Identificar em parcerias com organizações partilha comum de objetivos e programas a fim de conservar os recursos e evitar a duplicação;
- Para publicar boletins, trabalhos de pesquisa, artigos e materiais educacionais em todos os aspectos da arte popular e cultura popular;

- Para produzir guias para os organizadores do festival e realizando grupos para promover a autenticidade e a excelência artística na apresentação
- Para imprimir um calendário de festas populares e eventos para o público
- Proporcionar oportunidades para os idosos para transmitir os conhecimentos tradicionais e competências para as gerações mais jovens;
- Para criar um ambiente mais propício e respeitoso para a apresentação de arte popular
- incentivar o diálogo intercultural e promover atividades que promovam a cooperação entre as comunidades culturalmente diversas.

Nossa missão e objetivos são baseados em uma ampla interpretação e compreensão de "cultura popular", como um objetivo comum, onde as idéias, percepções, normas e valores, capacidades, práticas e modelos de comportamento são passados de geração em geração através dos mecanismos da tradição. O caráter exclusivo de determinadas famílias, comunidades e sociedades atesta a força da tradição e da arte folclórica.

As habilidades e conhecimentos coletivos de um grupo, ou ao patrimônio cultural intangível, dar sentido e significado à vida do cidadão comum, fomentar um sentimento de auto-estima e integridade entre os indivíduos dentro da comunidade, e oferecer às pessoas com o conhecimento e as habilidades necessárias para prosperar na comunidade.


Prof. Antonio Clerton Vieira
Secretário Nacional
IOV-BRASIL
 “TRABALHANDO PELA CULTURA DA PAZ E NÃO VIOLÊNCIA”


Nenhum comentário: