FOLCLORE DE TODOS OS POVOS

FOLCLORE DE TODOS OS POVOS
É tempo de Recomeçar... Amigos das ArtesPopulares, internautas quero saudar a visita de todos neste novo Blog do prof. Clerton Vieira que preparei com todo o carinho para que vocês possam ter cada vez mais informações sobre as novidades do Folclore do Brasil e do mundo. Aqui você estará atualizado com as notícias dos Festivais folclóricos e eventos populares que acontecem no mundo da cultura popular. Convido a todos a embarcarem comigo nessa longa jornada. Venham fazer parte desse trabalho de pesquisa, valorização e divulgação das nossas tradições e manifestações populares. Sejam bem vindos todos os internautas, folcloristas, artistas, alunos, professores, profissionais, amadores pesquisadores, estudiosos e curiosos. Boa navegação pelo blog. Muito obrigado. Deixem seus comentários e sugestões através do e-mail:clertonvieira@hotmail.com - Professor, Clerton Vieira

Jornal Diário do Nordeste. Quinta-Feira 20/1/2011

Jornal Diário do Nordeste. Quinta-Feira 20/1/2011
RAÇA BRASIL
Uma viagem pelo folclore
 A Companhia de Dança Txai resgata o folclore brasileiro no Ceará ao apresentar um espetáculo que harmoniza dança, música e cores e emociona.

 No espetáculo Raça Brasil, o desfile das danças típicas brasileiras

 ganha graça e leveza com o figurino esmerado e o sorriso cativante das dançarinas
FOTOS: DIVULGAÇÃO
 A dança é mais que um ritmo exato. É a expressão da nossa alma. É um "quê" de contentamento do corpo que as palavras não conseguem expressar. Desde 2003, a companhia de dança cearense Txai se veste de cores e emoção e expõe a porção mais bela da alma brasileira num espetáculo imperdível para quem visita Fortaleza e quer muito mais do que apenas sol e praia. Quer mergulhar na alma do povo do lugar. Os dançarinos da Txai proporcionam mais que isso: desnudam todo o Brasil através da dança, relevando a riqueza do folclore nacional.

Com concepção e coreografia de Lairton Guedes, diretor da Txai, o espetáculo Raça Brasil é uma verdadeira viagem pela cultura popular brasileira. A música, às vezes suave, outras mais agitada, ao ritmo do povo de cada Estado do País, rege a dança.

Dançarinos e dançarinas enchem o palco da Choperia Lupus Bier, na Praia de Iracema. Vestidos de cores, sem abrir mão das caracterizações típicas, bailam harmoniosamente. Seus corpos dizem o que as palavras não podem dizer. A iluminação especial realça o figurino e oferece matizes.
A música começa e anuncia a entrada dos bailarinos. A surpresa é geral. Surge uma Carmem Miranda que, como a original, não dispensa os dançarinos com camisas listradas. É o início da viagem folclórica, um evento único no Ceará que resgata a cultura popular e valoriza o talento dos artistas da terra.
Durante cerca de 90 minutos, bailarinos e bailarinas de revezam no palco, apresentando, com leveza e harmonia de movimentos, quadros com danças típicas de várias regiões do Brasil.

Depois de cativar o público, a Carmem Miranda sai de cena e sobe ao palco o Maracatu cearense, com seu ritmo cadenciado e suas roupas luxuosas. O público participa da dança, que mais parece um ritual, e é convidado a coroar a rainha de rosto pintado de preto, demonstrando o falso negrume.
A viagem continua e chega a hora do Samba de Roda. Com músicas imortais, a Txai homenageia o Estado com maior público na casa e apresenta mais danças. Na sequência, ocupam o palco o samba, do Rio de Janeiro, o carimbó do Pará e as danças gaúchas do Rio Grande do Sul.

A cada manifestação cultural, o público é convidado a subir ao palco e entrar no ritmo, onde importa menos o gingado e muito mais a alegria de viver e festejar a dança típica de sua terra. O frevo pernambucano é um capítulo à parte. O estilo acelerado de carnaval esquenta e diverte a plateia. Os dançarinos da Txai se esmeram nos passos, que incluem gingados, malabarismos, rodopios, passinhos miúdos e outros. Para complementar a beleza da dança, eles usam uma sombrinha aberta enquanto "freviam".
O frevo que agita o carnaval de Pernambuco
 também contagia a   plateia do Raça Brasil. Todo mundo quer freviar

Ainda no espetáculo Raça Brasil, o Nordeste como um todo é homenageado nas quadrilhas, no xote, no xaxado e na capoeira. O Ceará recebe homenagens especiais nas representações das romarias de Canindé e no contagiante forró, que não deixa ninguém parado. A viagem vai chegando ao fim, com promessa de repetição, sempre com o mesmo entusiasmo.

A homenagem da Txai à região Nordeste
 passa pela apresentação das tradicionais quadrilhas juninas da região
O diretor da Txai, Lairton Guedes, destaca a singularidade no espetáculo no cenário turístico de Fortaleza. Daí a sua manutenção há 11 anos, sendo sete deles de exibição exclusiva na Choperia Lupus Bier, às quartas-feiras, a partir das 21 horas. Guedes ressalta a receptividade do espetáculo por parte do público, formado em sua maioria por turistas nacionais e internacionais. Contudo, revela que sente falta da presença de mais cearenses.

A companhia, que dança e canta os povos brasileiros dos rios, cerrados, florestas e sertão, já participou de diversos festivais no Brasil e exterior e tem em seu repertório a montagem dos espetáculos "Uma metade de mim", "Dançando o Nordeste", "Ceará: nossa arte nossa cultura" " Alma Nordestina" e "Vida de Negro", além do "Raça Brasil". Hoje, a Txai vive um momento de expansão e está com inscrições abertas para novos dançarinos, através do seu site na internet. Não é exigida experiência e a idade mínima é de 15 anos.

Lupus Bier

A Choperia Lupus Bier ancorou na Praia de Iracema em 2003 e oferece ao público chope self service e centro gastronômico. A casa funciona todos os dias da semana, com espetáculos de humor a partir das 21 horas, à exceção das quartas-feiras, quando os dançarinos da Txai ocupam o palco com o espetáculo Raça Brasil.

Com cerca de dois mil metros quadrados de área, a choperia é dividida em ambientes. O cliente escolhe entre acomodar-se ao lado do bar em forma de um antigo galeão português, defronte ao palco, ou opta por uma das confrarias, cada uma com capacidade para até 12 pessoas.
MAIS INFORMAÇÕES

Espetáculo Raça Brasil
Local: Lupus Bier - Rua dos Tabajaras 840, Praia de Iracema
Telefone: 3219.2829
Preço: R$ 45,00 com jantar incluso (comida regional e frios)
http://www.txaiciadedanca.com.br

FERNANDO BRITO
REPÓRTER

Nenhum comentário: