FOLCLORE DE TODOS OS POVOS

FOLCLORE DE TODOS OS POVOS
É tempo de Recomeçar... Amigos das ArtesPopulares, internautas quero saudar a visita de todos neste novo Blog do prof. Clerton Vieira que preparei com todo o carinho para que vocês possam ter cada vez mais informações sobre as novidades do Folclore do Brasil e do mundo. Aqui você estará atualizado com as notícias dos Festivais folclóricos e eventos populares que acontecem no mundo da cultura popular. Convido a todos a embarcarem comigo nessa longa jornada. Venham fazer parte desse trabalho de pesquisa, valorização e divulgação das nossas tradições e manifestações populares. Sejam bem vindos todos os internautas, folcloristas, artistas, alunos, professores, profissionais, amadores pesquisadores, estudiosos e curiosos. Boa navegação pelo blog. Muito obrigado. Deixem seus comentários e sugestões através do e-mail:clertonvieira@hotmail.com - Professor, Clerton Vieira

COMPANHEIROS VOLUNTÁRIOS DA CULTURA POPULAR NO BRASIL

Clerton Vieira
Produtor  de Eventos Culturais
- Membro Correspondente - CCF

Contatos: 11-3151-4581 /  98539-2315
 
 
 
 
Clerton Vieira Nasceu na cidade de Fortaleza estado do Ceará e mora em São Paulo desde o ano 2000.
Foi Secretário Nacional da IOV no BRASL, (2010/2012) Organização Internacional de Folclore e Artes Populares. ( Antes de sua nomeação, foi membro e representante Nacional da ABRASOFFA – Associação Brasileira dos Organizadores de Festivais Folclóricos e artes.
Fundou e Dirigiu o Grupo Filhos do Sol (balé folclórico) em Fortaleza-Ce. (1994 / 2000) Coordenou
turnês em festivais folclóricos pelo Brasil e exterior ao longo de 20 anos através dos grupos que coordenou. Dirigiu em São Paulo outros grupos de danças entre eles o Grupo Raízes da ACM – Associação Cristã de Moços e o grupo da terceira Idade da Escola de Samba Nenê de Vila Matilde. Coordenou a Ala de Baianas da Escola de Samba Tom Maior em SP. (2004 / 2011). É membro correspondente da Comissão Cearense de Folclore e Membro do Cid. Conselho Internacional da Dança. Ao longo de sua carreira profissional como professor de Folclore e artes, mantém um foco sobre o papel da arte popular no patrimônio cultural do Brasil. Em 2005 ganhou um prêmio dos vinte melhores coreógrafos do Sindicato da dança do Estado de São Paulo. Através do ENDA – Encontro Nacional da Dança. Ao longo de sua carreira profissional como professor de Folclore e artes, mantém um foco sobre
o papel da arte popular no patrimônio cultural do Brasil. Em 2005 ganhou um prêmio dos vinte melhores coreógrafos do Sindicato da dança do Estado de São Paulo. Através do ENDA – Encontro Nacional da Dança.
É julgador de carnaval da FESEC – Federação das Escolas de Samba e Entidades Carnavalescas do Estado do São Paulo e da UESP - União das Escolas de Samba de São Paulo. Gestor de produção de eventos.
É formado pela UNIESP em tecnólogo em Hotelaria. Pós graduando em psicopedagogia. Atualmente trabalha com produções de espetáculos, shows, coreografias e eventos folclóricos em geral.
Viaja pelo Brasil e mundo em intercâmbios de estudos e pesquisas das manifestações folclóricas culturais. Seu trabalho como voluntário através do projeto “Folclore de todos os povos”, enfatiza a importância da comunicação e a estreita cooperação entre as pessoas que trabalham com os mesmos objetivos.
Tem como meta: expandir o projeto “Folclore de todos os Povos” em seu país como um passo para promover mais eventos e intercâmbios culturais. Pesquisador e amante da Cultura Popular estuda para ter um profundo entendimento dos povos e suas tradições. Trabalha e confia nesse projeto, para um dia conseguir e garantir com fidelidade uma legião de amigos que trabalhem e divulguem as nossas manifestações populares, abrilhantando o sucesso das nossas Artes e artistas populares anônimos para o Brasil e para o mundo.
 


                              


O Brasil  tem voluntários que trabalham pela cultura popular -
Equipe de amigos 

É com carinho que trabalho  desde 2010 com essas pessoas que trabalham para o fortalecimento e divulgação das nossas culturas e manifestações populares.
Reconheço a seriedade do trabalho que cada um dos representantes dos estados e municípios fazem pela divulgação da Arte Popular no nosso país e saliento que é um grande prazer tê-los como companheiros de trabalhos, por serem pessoas que respeitam, valorizam e divulgam toda a nossa forma de arte popular através das atividades que desenvolvem, que tem por objetivo principal resgatar e divulgar a cultura folclórica.

  -   Voluntários da cultura popular no Brasil

Estado do Acre

Estado de Alagoas
Maceió/AL
Maria de Fátima Brasileiro    
- Alagoana graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Alagoas, concluindo pós-graduação em  Psicopedagogia pelo Instituto  Batista de Ensino Superior de Alagoas, Folclorista.
Fundadora, Coordenadora  e Dançarina do Grupo de Folguedos Prof. Pedro Teixeira a vinte e cinco anos.
Tem um projeto  baseado nas Danças Folclóricas nas Escolas da Rede Pública.


             Estado do Amapá
Estado do Amazonas

                                                          Estado da Bahia


Estado  do Ceará:


Lairton dos Santos Guedes             
 
- Natural de Recife, estado de Pernambuco. Hoje reside em Fortaleza, estado do Ceará. Graduado em Educação Física pela FESP-PE e Fisioterapia pela UNIFOR-CE.
Começou seus trabalhos em artes populares no grupo de dança Retornança em Recife-PE em 1988, onde atuou como bailarino, depois como pesquisador em danças regionais e coreografias. Atualmente é diretor da Cia de Dança TXAI.-Membro efetivo da Comissão Cearense de Folclore-Vice Presidente da Associação dos grupos Folclóricos do Ceará.


Limoeiro do Norte e Vale do Jaguaribe/CE
Renato Maia Remigio     
- Superior Completo - Gestão Empresarial pela Universidade do Vale do Acaraú – turma de 2006
Curso superior de Musica pela Universidade Estadual do Ceará- 1990
Especialização: Arte-Educação e Cultura Popular, pela Faculdade Tecnológica Darcy Ribeiro, turma de 2010
Especialização: Organização de Eventos e Viagens de Negócios pelo Stituto Politécnico di Milano – Itália em 2007
Prefeitura Municipal de Limoeiro do Norte-CE – Secretário Municipal de Cultura e Turismo – 2009 – 2010.

       Maracanaú/CE
José Maria de Paula Almeida    
- Integrante do Grupo Afro-Brasileiro Maracatu Vozes da África, como membro e um dos fundadores.
Nomeado Presidente do Grupo Afro-Brasileiro Maracatu Vozes da África, Fortaleza/CE, biênio 1984/85.
- Passou a integrar a Associação Cultural Maracatú AZ de Ouro ( RAINHA) em 1998.



 
                Estado do Espirito Santo
Estado de Goiás
                        


Estado do Mato Grosso














Estado de Mato Grosso do Sul
Marlei Sigrist                              
- Pesquisadora do Folcore Sul-Mato-Grossense.
- Mestre em Educação com trabalho defendido em Educação
na Fronteira.
- É professora aposentada do Departamento de Comunicação
e Arte da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul em Campo Grande, onde ministrou as disciplinas de Cultura Brasileira, Cultura Popular Regional, Folclore aplicado à Educação. Ministra aulas e orienta projetos de Pós Graduação em diversas Universidades de Mato Grosso do Sul.
- Trabalhou pela criação da Comissão Sul-mato-grossense de Folclore (CSMFL) e hoje participa de pesquisas que contribuem para os estudos da Folkcomunicação da Cátedra Unesco de Comunicação no Brasil/Universidade Metodista de São Bernardo do Campo/SP.
- Publicou os livros CHÃO BATIDO (2ª Ed.; PANTANAL: SINFONIA DE SABORES E CORES (para o Senac Nacional); Capítulo: Manifestações da Cultura Popular no livro Cultura e Arte Regional (Secretaria de Estado de Educação); diversos artigos em Revistas Especializadas em pesquisa e os Cadernos de Cultura Popular/MS 01 e 02.
- Em 1990 criou o Grupo Parafolclórico Sarandi Pantaneiro, ligado à mesma Universidade e o coordenou até 1996. Prestou assessoria ao Grupo Garça Branca no período de 1997 a 2000. Desde 2003 coordena o Grupo Camalote – Danças Folclóricas (projeção), um dos produtos do Ponto de Cultura Camalote, abrigando outros projetos, dentre os quais o Camalote vai à Escola.
Estado  do Maranhão
    
William Moraes Corrêa.                      
Formado em Comunicação Social (Jornalismo). Pós-graduando em Língua Portuguesa, Cultura Afro-brasileira, História e Geografia. Pesquisador da cultura popular. Compositor. Obras publicadas nas áreas do conto e da poesia. Coordenador de encontros e grupos culturais do Maranhão. Entre 2009 e 2010, conquistou dez prêmios do Ministério da Cultura e Funarte. Prêmios literários nacionais nos gêneros conto e poesia. Consultor da Academia Maranhense de Blocos Tradicionais. Filho do mestre popular Walmir Moraes Corrêa e da professora Aldenora da Conceição Moraes Corrêa.
Diretor e produtor do Bloco Os Foliões e suas extensões culturais. Colaborador de jornais e programas de televisão e rádio de São Luís. Trabalhou em jornais impressos, emissoras de rádio e TV de São Luís, como editor e repórter de Cultura.
Fundador do Grupo Foliões (extensão do Bloco Os Foliões) e Reisado Folias de Natal.





Estado de Minas Gerais
Jacqueline Pimenta de carvalho              
 
Jacqueline Pimenta de Carvalho é pesquisadora do folclore brasileiro e trabalha na direção das atividades artísticas e administrativas da Associação Grupo Folclórico Banzé, realizando pesquisas através de trabalho de campo e bibliográfico, estimulando os jovens a vivenciarem costumes e fazeres relacionado às músicas e danças folclóricas brasileiras. É Bacharel em turismo, sendo proprietária de uma empresa de consultoria em turismo, realizando projetos para o desenvolvimento da área, como inventários turísticos de municípios brasileiros. É artista plástica, trabalha com escultura e artesanato com formação na Escola Guinard de Belo Horizonte.
Seus trabalhos acadêmicos, incluindo monografia e trabalhos de pesquisas até a sua graduação tiveram como tema principal a cultura e sua preservação.
Subsecretário de Belo Horizonte 
Luiz Fernando Trópia 

- Natural de Belo Horizonte.
- Sociólogo, folclorista, membro efetivo da Comissão Mineira de Folclore, professor e palestrante sobre diversos temas do folclore e da cultura popular, especificamente sobre o "Folclore Lúdico - A importância cultural e social dos brinquedos e brincadeiras tradicionais na educação".



Montes Claros / MG   
Marcos Veríssimo Andrade Arruda 

Mineiro, da cidade de Montes Claros. Aos 6 ingressou no Grupo Folclórico Banzé, onde      adquiriu   conhecimento e estímulo para trabalhar junto com o Grupo em prol da pesquisa, preservação e difusão do folclore brasileiro e, em especial, o da região norte-mineira. Seguindo os ensinamentos da Profª. Zezé Colares, passou pelos vários estágios do Banzé, chegando mais tarde à Coordenação do Grupo e de sua versão Mirim – o Banzezinho. Atualmente auxilia  a Diretora do Grupo e Secretária do IOV-Minas Gerais, a Sra. Jacqueline Pimenta, na produção dos projetos das oficinas de dança para jovens de escolas públicas da cidade. Cursa o 4° período da Faculdade de Engenharia de Produção, e é o Subsecretário do IOV na  cidade de Montes Claros / MG.
Cataguases/MG
Regina Célia Cabral

Nasceu na cidade de Montes Claros, norte de Minas.
Em 1981 mudou-se para Cataguases cidade da Zona da Mata. Em 1994 convidada a trabalhar na Oficina de Artes da Cia Força e Luz Cataguases-Leopoldina, fundou a Cia Catu-aua de danças Folclóricas onde durante 15 anos. Durante quatro anos foi gestora do Circuito Turístico das Serras e Cachoeiras onde representava seis municípios, trabalho esse ligado a Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais, onde representou a cidade de Cataguases em Lisboa numa reunião com países de língua portuguesa. Atualmente faz parte da coordenação do Grupo Banze  e por estar a muitos anos trabalhando com cultura em Cataguases, recebeu o Titulo de Cidadã Honorária.
Estado do  Pará
Alcione da Rocha Lima Tavares     
- Professora concursada, ministrava aulas de educação física para Ensino Infantil, Fundamental e Médio. Além, possuía turma de Folclore, na qual iniciava os alunos nesta prática através da dança e da música, que deu origem ao Grupo Parafolclórico Muiraquitã, vinculado até hoje à escola “Dr. Mário Chermont”.
Produtora e coreógrafa.









                           Belém do Pará
Dilermano Ferreira                          


- nascido na cidade de Soure na Ilha do Marajó Estado do Pará.
- Educador Físico, Fisioterapeuta, Mestrando em Educação Física e Fisioterapia, Pós Graduado em Pedagogia do Movimento Humano. Professor, Pesquisador e bailarino de danças folclóricas.
- É Diretor Artístico e bailarino do Grupo Para folclórico "Asa Branca" do Distrito de Icoaraci em Belém do Pará.
- Coreografou os espetáculos: "Brasil de todas as gentes" (1991), "Em-Cantos do Paramazônia" (2004) e "Ecos da Amazônia" (2009), do Grupo Parafolclórico "Asa Branca."
- Participou de diversos Festivais Nacionais e Internacionais pelo CIOFF e ABRASOFFA, fóruns, seminários, workshops e encontros como Professor, palestrante e ouvinte.
 Estado da Paraíba

 Poço de José de Moura - PB
Ana Neiry de Moura Alves     

- Pós Graduação – Especialização.
Língua, linguagem e ensino
Licenciatura Plena em Letras
Presidente do Conselho Municipal de Educação
Poço de José de Moura – PB
- Profesora de ensino médio (Lingua Portuguesa, Literatusa, História,  filosofia e Sociologia)
Responsável pela Fundação da Associação Cultural Pisada do Sertão, sendo esta uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, com a finalidade de representar, incentivar, fomentar e congregar os artistas das diversas atividades culturais da cidade de Poço de José de Moura e região.
Estado do Paraná

 
Estado de Pernambuco     
Rubia Lóssio                                           
 

Possui graduação em Bal. Ciências Sociais com ênfase em Sociologia Rural pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2000) e mestrado em Administração Rural e Comunicação Rural pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2003). Atualmente é pesquisadora da Fundação Joaquim Nabuco, Coordenadora do Núcleo de Estudos Folclóricos Mário Souto Maior, professora da Faculdade Luso Brasileira. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia rural, atuando principalmente nos seguintes temas: folclore e culturas populares, comunicação rural, folkcomunicação, cultura e mídia.
Estado do Piauí


stado do Rio de Janeiro:


Estado  do Rio de Janeiro
Alexandre Carvalho             

Pós-Graduado em Educação Física pela UCB (CREF 01457-G/RProfessor da Rede Estadual do RJ.Pesquisador em Antropologia e História do Brasil e África. Pesquisador em Antropologia da Cultura Indígena. Membro da Comissão Fluminense (RJ) de Folclore
Diretor, Produtor, Coreógrafo, Brincante e Músico da Cia Arte Brasil de Estudos e Danças Folclóricas.


 Cidade do Rio de Janeiro /RJ
José Bonifáco Morais  
 Nascido na Paraíba. Advogado, militar, acordeonista, compositor, interprete, ator, arranjador e produtor musical.
-  Dirige o projeto Encontro de Sanfoneiros e Acordeonistas do Rio de Janeiro.
- Músico profissional e diretor da banda Fera Show – tipicamente nordestina.
- É participante do projeto Asa Branca e do Encontro de Violeiros do Rio de Janeiro.
- Organizador do projeto “ Orquestra Sanfônica” juntamente com o acordeonista  na  cidade de Niteroi-RJ.
- Participa do programa Fole e Viola realizado na rádio memória e onde canta o sabiá apresentado pela Rádio nacional.
- Nas artes cênicas participou do Filme “O CASAMENTO CAIPIRA.
Estado do Rio Grande do Norte


Estado do Rio Grande do Sul


Carla Cristiane Ferreira   
 
- Natural de Montenegro, Estado do Rio Grande do Sul. Formada pela Universidade FEEVALE em Secretariado de Escola com curso de extensão em Planejamento e Gestão de Eventos.
Atualmente, exerce o cargo de Diretora do Departamento de Cultura de Nova Petrópolis. Desde 2009, coordena o Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis, sendo Presidente do Conselho Municipal de Cultura do município.
Em 1996, através do projeto “Volta às origens” esteve na Alemanha com o Volkstanzgruppe Freundschaftkreis. Neste país, participou de diversas apresentações de danças folclóricas alemãs, gaúchas, teatro e dança da imigração alemã e danças modernas com folclore gaúcho estilizado. Presidiu a AGDFA – Associação dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs de Nova Petrópolis em 2000. Coordenou, durante 15 anos, o Grupo de Danças Folclóricas Sonnenschein. Frequentou aulas de balé dança contemporânea e dança-teatro durante 12 anos. Integra, atualmente, o Vocal Gerações.
Nova Petrópolis/RS
Paulo Roberto Staudt            
Atual Diretor do Departamento de Projetos Especiais
– Prefeitura Municipal de Nova Petrópolis;
- Participação em festivais de teatro;
- Membro do Conselho Municipal de Cultura
- Jurado em concurso de leitura e enquetes em lingua Alemã
- Participações em encontros de coros
- Coordenador do Grupo Teatral Arte&manha
- Trabalha na Coordenação do Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis


Pelotas/RS
Thiago Amorím     
- Professor do curso de danças do centro de Artes, coordenador e pesquisador do NUFOLK - Núcleo de Folclore da UFPEL. Universidade Federal de Pelotas/RS.
- Graduado em Danças lincenciatura (2002) e especialista em interdisciplinaridade e linguagem (2004) pela universidade de Cruz Alta/RS. Doutorando e mestre em ciencias da linguagem (2009) pela Universidade do Sul de Santa Catarina-SC. Com pesquisa sobre corporeidade nos rituais carnavalesco do Sul brasileiro.
- Bailarino, coreógrfo e fundador do ABAMBAÉ - Cia de Danças brasileiras desde 2005.
- Ex Diretor da casa  de Cultura Justino Martins - 2005/2007.
- Participou da organização da comissão do Festival de folclore de Cruz Alta 1996-2005.

Estado de Rodônia


Estado de Roraíma
Estado de Santa Catarina
Dr. Júlio Cesar Lopes              

- Presidente da Associação Hispano Brasileira de tradições e cultura.
- Membro da Academnia de letras cadeira nº 17.
- Cidadão honorário de Criciuma em 2006.
- Fundador e Presidente do Festival Internacional de danças Folclóricas de Criciúma.
- Cirurgião dentista, especialista em radiologia- Presidente da Fundação Cultural de Criciúma de 1994 a 2000.
                   Criciúma/SC 
                         Sirlei Chaves   
- Porto alegrense, carnavalesca, comentarísta da rádio Eldorado e juri de carnaval.
- Secretária executiva da Fundação Cultural de Criciúma
- Menrbro da Associação Hispano Brasileira de Tradição e Cultura que realiza o Festival Internacional de Folclore de Criciúma.
- Secretária geral do Festival de Folclore de Criciúma

Forquilhinha/SC
Luciana Cardoso Borges    
Criciumense, artista plástica, decoradora e arte educadora, graduada e Pós-graduada em Educação Artísticae Artes Plásticas. Arquiteta e Urbanista , 1ª tesoureira da Associação Hispano Brasileira de Tradição e Cultura, Secretária Executiva do Festival Internacional de Danças Folclóricas de Criciúma. Diretora Cultural IOV Santa Catarina.

 Içara/SC.
Anderson Eckel Machado  
Analista de sistemas e tem a fotografia como hobby. Nascido em Porto Alegre, reside em Criciúma há 26 anos. Profissional autonomo onde trabalha com desenvolvimento de sites, sistemas e artes graficas. Faz parte do IOV Santa Catarina e colabora com o Festival.


 
 
 
      Estado de Sergipe

Estado de São Paulo

Olimpia/SP. 
Davi Seixas Mendes   

  Nascido na cidade de Olímpia/SP. Cidade esta que possui uma longa tradição folclórica no país, sendo reconhecida como a capital nacional do folclore.- Faz parte da direção do Grupo Frutos da Terra. Foi protagonistas de dois cerimôniais de abertura  do Festival de Folclore de Olimpia - 2005-2006.-Atualmente cursa direito e trabalha com produções culturais. 
Estado de Tocantins
Kátia Maria Flores       
    

Nota:

É uma alegria imensa receber todos os amigos e companheiros que trabalham por um mesmo bjetivo. Muitos projetos vêm aí para serem trilhados e conto com a colaboração e apoio de todos os brasileiros que lutam por uma Cultura de Paz e não Violência.
Tenho a certeza que posso contar sempre com seu valioso trabalho de divulgação dos nossos projetos, pesquisas e festivais, e artistas anônimos de todos os gêneros populares do nosso Brasil.
Estarei à disposição de todos os amigos de Estado, quero contribuir para que todos avancem em suas proposições e se tornem cada vez mais unidos nos relacionamentos entre toda a euipe de amigos.
Por fim informo que estarei sempre em comunicação e sintonia.
Somos uma grande família com um sobrenome “FOLCLORE” Solicito não só a vocês que fazem parte desse ciclo de amizade, mas, a todos os brasileiros que  enviem informações e sugestões para que sempre possamos melhorar e atingir outros objetivos.
Agradeço a cada pessoa que de uma forma direta ou indireta colabora para a divulgação das nossas verdadeiras tradições.

Clerton Vieira  
 
Conversa com os amigos da cultura
Meu principal objetivo como voluntário da Cultura Popular, é ampliar um trabalho cultural em todas as regiões do Brasil, em todos os lugares da nossa nação onde houver portadores da nossa cultura popular, seja através da música, da arte Cênica em geral e dos grandes artistas populares, sejam eles; artesões, violeiros, cantadores de repentes, emboladores e todos que tem amor as nossas raízes e origens culturais.
Enquanto houver no Brasil, artesões que façam suas artes, grupos que dançam suas danças típicas cante suas canções folclóricas, cultive suas tradições e pessoas apaixonadas pela cultura popular, que ajude de forma direta ou indireta a preservar e divulgar essa nossa riqueza, os valores culturais hão de passar de uma geração para outra através de uma Cultura de Paz.

Clerton Vieira

 
Vivendo tradições - a salvaguarda do nosso patrimônio cultural

 

Clerton Vieira

Queridos Amigos,
No Brasil a nossa missão é fortalecer e valorizar as manifestações folclóricas dos povos negros, brancos e índios, empenhando-nos em ações que favoreçam suas culturas, enfrentando os desafios na defesa das nossas origens e tradições, lutando junto à sociedade brasileira para conquistarmos o respeito e os direitos culturais dos nossos antepassados.



CONTATOS DOS AMIGOS DA CULTURA NO  BRASIL

00 - Antonio Clerton Vieira  – BRASIL
E-mail: clertonvieira@hotmail.com

01 - Alcione Tavares - Estado do Pará-PA
E-mail: gpmuiraquita@hotmail.com

02 - Alexandre da Costa –  Rio de janeiro/RJ
E-mail: contato@folclorebrasil.com.br

03 - Carla Cristiane  Rio Grande do Sul-RS
E-mail: cacrifer@gmail.com

04 - Dr Julio Cesar Lopes    - Estado de Santa Catarina-SC
E-mail: julio@festivalfolclorecri.com.br

05 - Jacqueline Pimenta             Estado de Minas Gerais-MG
E-mail: veredasconsultoriaemturismo@uol.com.br

06 - Kátia Maria Flores          - Estado de Tocantins
E-mail: katia@uft.edu.br

07 - Lairton Guedes              -  Estado do Ceará-CE
E-mail: lairtonguedes@ciadedancatxai.com.br

08 - Marlei Sigrist             - Edo Mato Grosso do Sul-MS
E-mail: marleisigrist@gmail.com

09 - Rubia Lóssio             - Eestado do Pernambuco-PE
E-mail: rubia.lossio@fundaj.gov.br

10 - Willian Corrêa              - Estado do Maranhão-MA
E-mail: osfolioes@bol.com.br

CONTATOS DOS SUBSECRETÁRIOS (AS) IOV-BRASIL

01 - Anderson Eckel Machado
E-mail: comercial@conectvia.com.br

02 - Ana Neiry Moura                    -   Poço de José de Moura/PB
E-mail: neiry.ana@hotmail.com

03

05 - Davi Mendes                -  Montes Claros/MG
E-mail: davimendes25@hotmail.com

06 - Dilermano Hugo               -  Belém do Pará/PA
E-mail: di.danca@hotmail.com

07 - José Bonifácio de Morais          -  Rio de Janeiro/RJ
E-mail: moraisdoacordeon@ibest.com.br

08 - José Maria de Paula                -  Maracanaú/CE
E-mail: josepaulaalmeida@bol.com.br

09 - Luciana Cardoso Borges                - Forquilhinha/SC
E-mail: lucardoso777@hotmail.com

10- Luiz Tropia                - Belo Horizonte/MG
E-mail: luiztropia@hotmail.com

11 - Marcos Andrade            -  Montes Claros/MG
E-mail: marcos-banze@hotmail.com

12 - Maria de Fátima Brasileiro                - Maceió-AL
E-mail: liebe_brasil@yahoo.com.br

13 - Renato Remígio                    -  Limoeiro do Norte/CE
E-mail: renatoremigio@yahoo.com.br

14 - Regina Célia Cabral              -  Cataguases-MG
E-mail: rcabral118@gmail.com

15 - Roberto Staudt                  -  Nova Petrópolis/RS
E-mail: paulorobertofa@terra.com.br

16 - Sirlei Chaves           -  Criciúma/SC
E-mail: sirleirc@hotmail.com

17 - Thiago da Silva Amorim             - Pelotas/RS
E-mail: thiagoufpel@gmail.com


Agradeço e parabenizo a todos pela expressiva participação de suas atividades em bebefício da Cultura Popular e gostaria de traduzir o significado deste clima de desafios, realizações e principalmente das nossas amizades.
Meus sinceros votos e desejos de bem-aventurança e sucesso a todos vocês, agora e sempre!
Recebam todos; o axé com um grande e fraterno abraço nas cores verde, amarelo, azul e branco da nossa bandeira nacional.
Clerton Vieira.