FOLCLORE DE TODOS OS POVOS

FOLCLORE DE TODOS OS POVOS
É tempo de Recomeçar... Amigos das ArtesPopulares, internautas quero saudar a visita de todos neste novo Blog do prof. Clerton Vieira que preparei com todo o carinho para que vocês possam ter cada vez mais informações sobre as novidades do Folclore do Brasil e do mundo. Aqui você estará atualizado com as notícias dos Festivais folclóricos e eventos populares que acontecem no mundo da cultura popular. Convido a todos a embarcarem comigo nessa longa jornada. Venham fazer parte desse trabalho de pesquisa, valorização e divulgação das nossas tradições e manifestações populares. Sejam bem vindos todos os internautas, folcloristas, artistas, alunos, professores, profissionais, amadores pesquisadores, estudiosos e curiosos. Boa navegação pelo blog. Muito obrigado. Deixem seus comentários e sugestões através do e-mail:clertonvieira@hotmail.com - Professor, Clerton Vieira

PARTEIRAS UM TRABALHO DE AMOR


No interior do Brasil, as parteiras têm uma função a mais - além de ajudar a botar crianças no mundo: são elas que ensinam noções de planejamento familiar em lugares onde a rede pública de saúde não existe.
Na última reportagem da série especial, o repórter Carlos Dorneles faz um retrato dessas mulheres, testemunhas da explosão da taxa de natalidade entre os mais pobres.
O território é a terra seca. As parteiras vão de casa em casa no meio da Caatinga. É papo de comadre. Mas só no início, até chegar ao que interessa.
"E o bebê está bem?", pergunta uma delas. As parteiras fazem um exame simples, mas cuidadoso.
A pé, de bicicleta ou motorizadas, as parteiras do Brasil levam saúde de graça para os rincões do país.
“Eu faço isso por amor, porque eu gosto do trabalho da saúde. Eu tenho amor e sou feliz quando faço um parto", diz Alice Oliveira Lima, parteira.
Parto é só uma das coisas que as parteiras fazem. E pensar que muita gente acha que elas já tinham desaparecido.
Mas a realidade na prática é outra coisa. Elas são mais de 65 mil no país e atendem mais de 500 mil crianças Brasil afora. Nos lugares onde elas atuam têm gente que nem sabe o que é um médico.

Nenhum comentário: