FOLCLORE DE TODOS OS POVOS

FOLCLORE DE TODOS OS POVOS
É tempo de Recomeçar... Amigos das ArtesPopulares, internautas quero saudar a visita de todos neste novo Blog do prof. Clerton Vieira que preparei com todo o carinho para que vocês possam ter cada vez mais informações sobre as novidades do Folclore do Brasil e do mundo. Aqui você estará atualizado com as notícias dos Festivais folclóricos e eventos populares que acontecem no mundo da cultura popular. Convido a todos a embarcarem comigo nessa longa jornada. Venham fazer parte desse trabalho de pesquisa, valorização e divulgação das nossas tradições e manifestações populares. Sejam bem vindos todos os internautas, folcloristas, artistas, alunos, professores, profissionais, amadores pesquisadores, estudiosos e curiosos. Boa navegação pelo blog. Muito obrigado. Deixem seus comentários e sugestões através do e-mail:clertonvieira@hotmail.com - Professor, Clerton Vieira

II FÓRUM CEARÁ "CULTURA E TRADIÇÕES INDÍGENAS"

Experiências  e Vivências 
"No Pé do Ouvido e na Ponta do Pé"

- Todos os inscritos no II Fórum Ceará "Cultura e Tradições Indígenas" terão também a oportunidade de participar da visita de campo na reserva indígena dos Pitaguary, além de um encontro super especial com vivências teóricas e práticas de danças  indígenas, através de facilitadores profissionais vindos das cinco regiões do Brasil.

- Entre os facilitadores convidados para esse trabalho que é específico para alunos e professores da rede de ensino público e privado das escolas do estado do Ceará e princípalmente da cidade de Maracanaú.
Apresentamos os seguintes facilitadores já confirmados para esse momento único de experiências e vivências "No pé do ouvido e na ponta do pé:
Prof. Dilermano Hugo Alves Ferreira
Paraense da Ilha do Marajó Estado do Pará, Educador Físico, Fisioterapeuta, Mestrando em Educação Física e Fisioterapia, Pós Graduado em Pedagogia do Movimento Humano.

- É Diretor Artístico, bailarino e coreógrafo do Grupo de Danças Folclóricas "Asa Branca."  De Icoarací-PA.
- O referido  grupo  Recebeu o Oscar de melhor dança, ritmo e performance musical em 1999, no Festival Internacional de danças folclóricas do CIOFF na Itália, cidade de Tarcento. Participou de diversos Festivais Nacionais e Internacionais pelo CIOFF e ABRASOFFA.
  - TEMA: - Danças da região Norte

Profa. Jacqueline Pimenta de Carvalho
- Bacharel em turismo.
- Realiza projetos para o desenvolvimento da área, como inventários turísticos de municípios brasileiros.
- Pesquisadora do folclore brasileiro, trabalha na direção das atividades artísticas e administrativas da Associação Grupo Folclórico Banzé.
- Realiza pesquisas através de trabalho de campo e bibliográfico.
- É artista plástica, trabalha com escultura e artesanato com formação na Escola Guinard de Belo Horizonte.
- Seus trabalhos acadêmicos de pesquisas tem como tema principal a cultura e sua preservação.


Profa. Luciana Cardoso Borges
Criciumense, artista plástica, professora de arte e cultura, educadora, graduada e Pós-graduada em Educação Artística e Artes Plásticas. Arquiteta e Urbanista, 1ª tesoureira da Associação Hispano Brasileira de Tradição e Cultura, Secretária Executiva do Festival Internacional de Danças Folclóricas de Criciúma. 



Profa. Francilene da Costa Silva
- Articulação dos Povos Indígenas e Organozações indígenas Pitaguary
- Vice Presidente da Articulação de Jovens Indígenas Pitaguary.
- Representante do Conselho de Mulheres Indígenas.
- Professora voluntária de Cultura Indígena dos Pitaguary
- Filha do Pajé Barbosa



- ALGUNS DOS PALESTRANTES QUE ESTARÃO  PARTICIPANDO DESSE GRANDE ENCONTRO DE CONFRATERNIZAÇÃO COM AS NOSSAS RAÍZES CULTURAIS:

Prof. Francisco José Pinheiro
-  É historiador, político, brasileiro.  Foi vice-governador do Estado do Ceará no primeiro mandado do governador Cid Gomes.
- É doutor em História Social pela Universidade Federal de Pernambuco e professor do departamento de História da Universidade Federal do Ceará, onde graduou-se. É especialista em História da Igreja na América Latina na PUC-SP. Foi presidente da Associação dos Docentes da UFC, vereador de Fortaleza. 
- Foi eleito deputado estadual.
-  Atualmente é o Secretário da Cultura do estado do Ceará - SECULT.

Antropólogo e Psicanalista: Eduardo Benzatti.
- Pós-Doutor em Antropologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).
- Atualmente é Professor Doutor da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-SP) e da Faculdade Mauá (FAMA).
-Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia Urbana.
- Faz parte do COMPLEXUS – Núcleo de Estudos da Complexidade, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da PUC-SP.
- Atua como Psicanalista na cidade de São Paulo.

PROF. Jeová Silva Ferreira

- Professor Indígena desde 1999, atual presidente do Conselho Indigena Pitaguary - COIPY, Diretor da Escola Indígena Chui, Cordenador  do Magistério Indígena Superior Intercultural dos Povos Pitaguary, Tapeba, Kanindé, Jenipao-Kanindé e Anacé - MISI-PITAKAJÁ - UFC.  Coordenador da Organização de Professores Indígenas do Ceará - OPRINCE.



Profa. Edna Maria Martiniano

- Socióloga, graduada pela UECE – Universidade Estadual do Ceará, com pós-graduação em Gestão em Ouvidoria. Foi Colaboradora do Projeto de Educação Superior Indígena (UECE/2004), Coordenadora do Curso de Formação Política do Povo Pitaguary (COIPY/2003), Colaboradora do Projeto de Visibilidade dos Povos Indígenas no Ceará (Ministério Público Federal no Ceará/2001). É escritora, pesquisadora dos povos indígenas no Ceará, autora do livro: "Visibilidade étnica e cultural: um olhar da imprensa sobre os Pitaguary" (lançamento previsto para abril/2012). Tem artigos publicados no Jornal O Povo e jornais locais. Membro do Conselho Editorial da FUNCULT – Fundação de Cultura de Maracanaú. É sócia-fundadora da SOPOEMA – Sociedade dos Poetas e Escritores de Maracanaú, entidade da qual foi presidente no período de 2006-2009.


Prof. Dr. João Figueiredo
- Professor Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará.  
- Vice-coordenador do PPGEB, professor adjunto IV do Departamento de teoria e Prática de Ensino da Faculdade de Educação da UFC. Têm Pós-Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina, com trabalho acerca da Interculturalidade. Descolonialidade e Perspectiva Eco-Relacional; doutorado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos, com tese sobre Educação Ambiental Dialógica numa Abordagem Freireana; mestrado em Saúde Pública pela Universidade Estadual do Ceará, com uma dissertação acerca da Epistemologia e Educação Ambiental.
 - Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Ambiental Dialógica, Perspectiva Eco-Relacional e Educação Popular Freireana – GEAD.  
- Possui experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Ambiental, Educação Popular e Didática. Criador da Perspectiva Eco-Relacional e da Educação Ambiental Dialógica. Atua e pesquisa principalmente com os seguintes temas: educação ambiental, educação popular freireana, perspectiva eco-relacional, educação ambiental dialógica, ensino-aprendizagem, novos paradigmas epistemológicos e educativos, didática e formação docente.  

Prof. Geovani Gomes


Paulista e veio morar no Ceará, em 1968.
-  Em maio de 1968 escolheu Maranguape no Estado do Ceará para ser sua cidade. Nesta cidade trabalhou na área de Educação, sendo o 1º Secretário de Educação deste Município.
     Em 1983 participou e liderou com outras pessoas a emancipação do distrito de Maracanaú de Maranguape. 
- Foi convidado por Almir Dutra para montar e estruturar a Secretaria de Educação, Cultura e Desporto de Maracanaú.
     - Suas atividades atuais estão resumidas: Professor, Escritor, Radialista e Jornalista, membro da Sociedade Cearense de Geografia e História, membro da Sociedade dos Poetas e Escritores de Maracanaú (SOPOEMA), membro da Crônica Carnavalesca do Ceará.


Venâncio Rodrigues Ferreira
·Membro do Conselho Indígena Pitaguary
  · Liderança Indígena Tradicional do Ceará
 · Membro do Conselho Nacional de Pastores e Líderes Evangélicos Indígenas - CONPLEI - Representante do Ceará 
 ·  Membro do Colegiado de Lideranças Pitaguary
 ·  Membro do Território da Cidadania por Maracanaú.







Raimundo Carlos da Silva (Pajé Barbosa)


Pajé da Etnia Pitaguary
Membro da Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do Nordeste Minas Gerais  e Espirito Santo - APOINME
Ex membro da Coordenação das Organizações dos Povos Indígenas do Ceará - COPICE
Membro do Conselho Local de Saúde Indígena Pitaguary


Nenhum comentário: