FOLCLORE DE TODOS OS POVOS

FOLCLORE DE TODOS OS POVOS
É tempo de Recomeçar... Amigos das ArtesPopulares, internautas quero saudar a visita de todos neste novo Blog do prof. Clerton Vieira que preparei com todo o carinho para que vocês possam ter cada vez mais informações sobre as novidades do Folclore do Brasil e do mundo. Aqui você estará atualizado com as notícias dos Festivais folclóricos e eventos populares que acontecem no mundo da cultura popular. Convido a todos a embarcarem comigo nessa longa jornada. Venham fazer parte desse trabalho de pesquisa, valorização e divulgação das nossas tradições e manifestações populares. Sejam bem vindos todos os internautas, folcloristas, artistas, alunos, professores, profissionais, amadores pesquisadores, estudiosos e curiosos. Boa navegação pelo blog. Muito obrigado. Deixem seus comentários e sugestões através do e-mail:clertonvieira@hotmail.com - Professor, Clerton Vieira

PALAVRAS DA PRESIDENTE IOV-WOLRD





Caros colegas e amigos do IOV,

Saudações!

É o meu prazer de comemorar com vocês o 30 º aniversário da Organização Internacional de Arte Popular (IOV). Em 1979, Alexander Veigl fundada IOV. Por três décadas, ele levou a nossa organização, até uma doença temida causou sua morte no ano passado. Lamentamos o falecimento de Alexandre e nós prometemos continuar a exercer a visão do IOV, que ele passou para nós como seu legado.
 Através do trabalho dos nossos numerosos membros em todos os continentes IOV tem continuado a promover a cultura e as artes tradicionais como o praticado por pessoas de todas as comunidades onde IOV tem a sua presença e sua influência.

Em resposta às necessidades dos tempos, o IOV Assembléia Geral na sua reunião de Volos e Atenas, na Grécia, em 2007, revisitou os estatutos e regimento interno do IOV para efeitos de atualização e torná-la mais relevante. O Conselho Presidencial, os Executivos Regionais secretários e os presidentes da Comissão, que agora compõem o IOV Executiva, foram incumbidos para refinar e finalizar o regimento interno. O Conselho Presidencial moveu um passo adiante e trabalhou na execução Regras e Regulamentos (TIR), o documento que detalha o trabalho do IOV. Nós fomos guiados o tempo todo pelo Presidente da Comissão Jurídica, o advogado George Frandsen, que tão eficientemente revistas de disposição legal da TRI. Entretanto, muito oportuna Convenção da UNESCO foi implementado o que é importante para o nosso trabalho, pois proporciona o marcos para a "proteção e de salvaguarda do patrimônio cultural imaterial do mundo". A missão do IOV corre paralela a esta convenção, e exorto todos os nossos membros a ler e estudar esse documento e ver como nós, como membros de uma ONG com relações oficiais com a UNESCO, podem se encaixar em nossos programas.

Estamos orgulhosos dos nossos numerosos membros ativos que apresentaram as suas atividades nos nossos muitos diferentes fóruns e workshops nas áreas de artes tradicionais de dança, teatro, música, artes visuais, artesanato, medicina, culinária e da investigação científica e muitos outros.

Temos também iniciou a participação da juventude IOV início com o World IOV Congresso da Juventude no Estado de Utah, E.U.A. Saudamos a criação do Gabinete Regional IOV para o Médio Oriente, situado no Reino do Bahrein sob Ali Abdulla Khalifa.

Agradecemos a participação dos membros do IOV Executiva na reunião de Manila, março de 2009. Os Secretários Regionais presentes contribuíram contributo muito valioso para as últimas fases de refinação a TIR.
Estou otimista de que o IOV se mova com maior vigor. Esperamos despertar o interesse de mais membros, enquanto caminhamos em terreno mais sólido.

Maio IOV viver e continuar a perseguir seus objetivos de promover a paz, a tolerância, à compreensão entre os povos do mundo através da linguagem da arte e da cultura tradicional. Estamos empenhados em manter o nosso patrimônio para que nossos povos possam ter estabilidade e resistência em trabalhar juntos para o bem comum.

Permitam-me citar um historiador de arte observou cujos pensamentos eu abraçar plenamente. "Não estou incomodado, aonde a arte vem desde que ele se dissolve barreiras. Estou interessado apenas em um mundo sem fronteiras, onde a nacionalidade não importa" (Sundaram Tagore).

Obrigada.
Presidente Mundial do IOV

Nenhum comentário: