FOLCLORE DE TODOS OS POVOS

FOLCLORE DE TODOS OS POVOS
É tempo de Recomeçar... Amigos das ArtesPopulares, internautas quero saudar a visita de todos neste novo Blog do prof. Clerton Vieira que preparei com todo o carinho para que vocês possam ter cada vez mais informações sobre as novidades do Folclore do Brasil e do mundo. Aqui você estará atualizado com as notícias dos Festivais folclóricos e eventos populares que acontecem no mundo da cultura popular. Convido a todos a embarcarem comigo nessa longa jornada. Venham fazer parte desse trabalho de pesquisa, valorização e divulgação das nossas tradições e manifestações populares. Sejam bem vindos todos os internautas, folcloristas, artistas, alunos, professores, profissionais, amadores pesquisadores, estudiosos e curiosos. Boa navegação pelo blog. Muito obrigado. Deixem seus comentários e sugestões através do e-mail:clertonvieira@hotmail.com - Professor, Clerton Vieira

Viva o Sertão Paraibano!




A Associação Cultural Pisada do Sertão através do CEC – Centro de Cultura, Esporte e Cidadania realizou no último dia 20/04 uma exposição de atividades realizadas as crianças e adolescentes atendidas no CEC.

Foi uma ação educativa dedicada à integração pais e filhos no qual foram relacionados os temas: Dia Nacional do Livro Infantil por meio de rodas de leitura, contação de histórias, e atividades de incentivo a leitura na biblioteca municipal, o outro tema desenvolvido durante a exposição foi o Dia do Índio, as atividades trabalhadas nesse tema foram resultados da participação da Presidente da ACPS Tamara Soleanne, do Educador José Orlando e da Coordenadora Ana Neiry de Moura no II Fórum Ceará: Cultura e Tradições Indígenas que ocorreu na cidade da Maracanaú – CE, a participação da equipe no evento resultou em muito aprendizado e conhecimento.

A visita a aldeia e o contato com a tribo Pitaguary, sua história, lutas, cantos, rituais, arte, modo de vida e principalmente o conhecimento de mundo e a sabedoria popular dos líderes Cacique Daniel e Pagé Barbosa, tudo isso foi uma lição de vida, eternizados na memória dos participantes.

Assim retornando a cidade de Poço de José de Moura os participantes do II Fórum Ceará, procuraram repassar toda a vivência para as crianças e jovens do CEC, tendo como resultado uma noite cultural de apresentações de danças ao som do ritmo e canto indígena, um verdadeiro Toré Pitaguary sob o luar do sertão da Paraíba.

Agradecemos a todos os organizadores do II Fórum Ceará de Cultura e Tradições Indígenas nas pessoas de Lairton Guedes e Clerton Vieira, o nosso muito obrigado.

 Saudações Culturais!

Ana Neiry de Moura


Querida Ana Neiry,

A cada dia nos encantamos e temos orgulho de estarmos rodeados de pessoas importantes e seletas ao nosso ciclo de trabalho e amizade. Pessoas comprometidas com a nossa Arte e as nossas origens.  Por isso parabenizamos a essa querida e guerreira Ana Neiry, que mostra e prova para o Brasil que no sertão do nordeste a cultura continua viva e verdadeira. E com sua garra determinada de revitalizar nossas raízes, ela consegue realizar com muito esforço um lindo projeto cultural no alto Sertão da Paraíba.

Uma profissional detentora de uma chave mestra, capaz de promover a livre expressão e revelar seus conhecimentos através do talento de todos os que fazem parte do Grupo Pisada do Sertão e de toda a sua equipe de colaboradores.

Parabéns minha querida e o que nos deixa mais feliz é saber que o II Fórum Ceará “Cultura e Tradições Indígenas”  foi importante para ampliar um pouco mais as suas pesquisas. Pois esse era um dos nossos objetivos quando eu e Lairton ainda estávamos projetando e planejando o referido evento.

Com o resultado positivo do Fórum e com o trabalho que você já realizou em sua cidade nos encoraja e nos deixa com muito mais vontade de realizarmos um próximo evento. Melhorando cada vez mais.

Agradecemos a sua presença nesse encontro e reafirmamos que o sucesso do Fórum se deu graças ao brilhantismo da sua participação e ao carinho da sua amizade.

Grande abraço,

Clerton Vieira e Lairton Guedes

 

Nenhum comentário: