FOLCLORE DE TODOS OS POVOS

FOLCLORE DE TODOS OS POVOS
É tempo de Recomeçar... Amigos das ArtesPopulares, internautas quero saudar a visita de todos neste novo Blog do prof. Clerton Vieira que preparei com todo o carinho para que vocês possam ter cada vez mais informações sobre as novidades do Folclore do Brasil e do mundo. Aqui você estará atualizado com as notícias dos Festivais folclóricos e eventos populares que acontecem no mundo da cultura popular. Convido a todos a embarcarem comigo nessa longa jornada. Venham fazer parte desse trabalho de pesquisa, valorização e divulgação das nossas tradições e manifestações populares. Sejam bem vindos todos os internautas, folcloristas, artistas, alunos, professores, profissionais, amadores pesquisadores, estudiosos e curiosos. Boa navegação pelo blog. Muito obrigado. Deixem seus comentários e sugestões através do e-mail:clertonvieira@hotmail.com - Professor, Clerton Vieira

II FÓRUM CEARÁ "CULTURA E TRADIÇÕES INDÍGENAS" 30 / 31 DE MARÇO E 1º DE ABRIL DE 2012




Começa sexta-feira 30 de março e segue até o dia 01 de abril de 2012, o II Fórum Ceará “Cultura e Tradições indígenas”, Organizado pelos professores Clerton Vieira e Lairton Guedes e realizado pela Fundação Cultural da cidade de Maracanaú-CE.
O II Fórum “Cultura e Tradições Indígenas,” pretende aproximar diferentes campos do conhecimento, acolhendo gestores culturais, reunindo diferentes instituições sociais e culturais, professores, alunos e comunidade, num ambiente propício ao diálogo entre os saberes da tradição indígena e saberes acadêmicos, onde estarão presentes caciques, pajés índios de varias tribos do Brasil, pesquisadores, entre outros convidados para compor entre vários diálogos nesse evento.
Para o sucesso deste evento é fundamental a participação das instituições públicas e privadas, das diversas entidades da sociedade civil, dos pesquisadores, artistas e da sociedade em geral. Afinal, este patrimônio pertence ao nosso Brasil e por isso devemos cuidar respeitar e divulgar para o mundo.
Esse Fórum é uma das formas de aprendermos mais um pouco sobre as nossas raízes culturais dando vida as nossas tradições e a nossa Cultura Popular.
Serão várias atividades divididas entre debates, estudos, através de conhecimentos com experiências práticas e teóricas. Teremos uma participação marcante de renomados Professores, Antropólogos, Estudiosos e Pesquisadores da cultura popular vindo das cinco regiões do Brasil, que apresentarão suas palestras temáticas interagindo com o público presente, fazendo com que a participação de todos se tornem descontraída e interativa, dentro de um contexto em que todos os participantes compreendam através de uma linguagem direta e popular, os conteúdos acadêmicos apresentados e discutidos no encontro.
Fórum é despertar o interesse da comunidade acadêmica, bem como dos estudantes da Educação Básica e da sociedade em geral, para a valorização da cultura indígena no processo de formação da identidade dos seus povos, visando à inclusão dos mesmos nas diversas áreas de atividades no Brasil. Além de fazer conhecer e dar visibilidade às Artes e as Tradições Indígenas do Brasil e em especial do Ceará·.

 - Confira a Programação completa em breve -


Dia 29/03
- Recepção na chegada dos convidados vindos de outros estados no aeroporto Pinto Martins.  (Durante o dia inteiro)
- Noite Cultural – Receptividade.


Nenhum comentário: