FOLCLORE DE TODOS OS POVOS

FOLCLORE DE TODOS OS POVOS
É tempo de Recomeçar... Amigos das ArtesPopulares, internautas quero saudar a visita de todos neste novo Blog do prof. Clerton Vieira que preparei com todo o carinho para que vocês possam ter cada vez mais informações sobre as novidades do Folclore do Brasil e do mundo. Aqui você estará atualizado com as notícias dos Festivais folclóricos e eventos populares que acontecem no mundo da cultura popular. Convido a todos a embarcarem comigo nessa longa jornada. Venham fazer parte desse trabalho de pesquisa, valorização e divulgação das nossas tradições e manifestações populares. Sejam bem vindos todos os internautas, folcloristas, artistas, alunos, professores, profissionais, amadores pesquisadores, estudiosos e curiosos. Boa navegação pelo blog. Muito obrigado. Deixem seus comentários e sugestões através do e-mail:clertonvieira@hotmail.com - Professor, Clerton Vieira

II Fórum Ceará “Cultura e Tradições Indígenas”



APRESENTAÇÃO
O II Fórum Ceará “Cultura e Tradições Indígenas” apresenta-se como um terreno profícuo ao debate ao agregar estudiosos, pesquisadores, professores e antropólogos com formação em diversas áreas do conhecimento, de maneira a garantir uma compreensão mais aprofundada sobre os aspectos culturais que têm permeado as vivências indígenas no passado e no presente, contribuindo para ampliar e difundir o conhecimento da cultura indígena a partir de discursões e vivências práticas. Ressalta-se ainda que a proposta deste evento busca suprir os poucos espaços de debate interdisciplinar no país relativo à temática indígena, visando integrar neste encontro, representantes das comunidades indígenas do Brasil e em especial do estado do Ceará.

Um outro objetivo do Fórum é despertar o interesse da comunidade acadêmica, bem como dos estudantes da Educação Básica e da sociedade em geral, para a valorização da cultura indígena no processo de formação da identidade dos seus povos, visando à inclusão dos mesmos nas diversas áreas de atividades no Brasil. 

Clerton Vieira
Release do Fórum:

A cidade de Maracanaú no estado do Ceará será palco para o II Fórum Ceará “Cultura e Tradições Indígenas” que se realizará nos dias 30, 31 de março e 1º de abril.

Organizado pelos professores Clerton Vieira e Lairton Guedes, o evento debaterá sobre diversos assuntos culturais e propostas que atendam às demandas do artesanato e das peculiaridades artísticas dos índios do Ceará.  
Durante o encontro, também serão discutidas formas de socializar ações que já estão sendo realizadas para a inserção da cultura e arte indígenas no mundo. Com isso, a expectativa é divulgar a verdadeira e autêntica arte dessas comunidades e divulgando a riqueza das nossas origens para o mundo.  
 
Um dos objetivos desse Fórum servirá para discutirmos várias ações que são desenvolvidas pelos institutos culturais e educacionais do Brasil, referentes à valorização, preservação e divulgação das artes de crianças, jovens e adultos indígenas. 
Participaram deste Fórum, representantes da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, Secretários de Cultura de Municípios Brasileiros, ASSOCIAÇÕES INDÍGENAS, SEBRAE, MINC. CIOFF, Membros da Comissão Cearense de Folclore – CCF. Secretários estaduais e municipais da IOV, Representantes do Comitê Rio+20, Professores, Antropólogos, Gestores de Cultura, Caciques e pajés de Tribos indígenas do Ceará. Além de personalidades e Alunos da rede pública e privada do estado do Ceará, contaremos também com assessores de Ações Inclusivas.

O evento terá como objetivo principal um momento para uma reflexão profunda sobre a cultura e as tradições indígenas do Brasil e em especial do estado do Ceará, ressaltando o artesanato, música, danças, crendices, rituais, religiosidade etc. De uma forma geral o eterno respeito à arte e a cultura dos nossos antepassados que tanto contribuíram para a. 
História geral do Brasil.

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES:
-A cidade de Maracanaú será no período de 30 de março a 1º de abril de 2012 a Capital Nacional do II Fórum Ceará – “Cultura e Tradições Indígenas.”

- Antropólogos, Professores, Alunos, coreógrafos, Músicos, Dançarinos, Artistas populares, Folcloristas e amantes da Cultura popular das cinco regiões do Brasil se reunirão numa grande confraternização por uma cultura de paz levando a harmonia e integração da Cultura indígena entre os povos.

- Lembramos que as inscrições são gratuitas e as vagas são limitadas, podendo ser encerradas logo que tenhamos o limite máximo de participantes. A ficha de inscrição estar disponivel no site: www.txaiciadedanca.com.br  e deverão ser preenchidos todos os campos.



OBS: Todos os inscritos no Fórum terão também a oportunidade de participar da visita de campo nas terras indígenas dos Pitaguary e vivências teóricas e práticas de danças de origens indígenas através de facilitadores profissionais vindos das cinco regiões do Brasil.


Considerações para inscrições

1. Esta pré-inscrição não garante a imediata inscrição no Fórum, devido ao limitado número de vagas.

2. Suas informações pessoais serão de uso restrito da coordenação do Fórum.

4. Penalidade: o não comparecimento ao Fórum implicará impedimento para se inscrever nos próximos eventos da Organização pelo período de seis meses.

5. Os Certificados só serão concedidos para os participantes que possuírem frequência de 100%.

6. Os inscritos não poderão transitar no auditório após o início das palestras.

7. Importante: os participantes com freqüência inferior a 50% serão considerados desistentes, estando sujeitos à penalidade descrita no item quatro.

8. Após o dia 25/03/2012 os inscritos receberão por e-mail um comunicado com o número de inscrição do II Fórum Ceará “Cultura e Tradições Indígenas. Comunicado esse que deverá ser entregue no ato do credenciamento para retirada do material do Fórum

9. Esclarecimento e participação. Em caso de dúvidas, poderão entrar em contato com a produção do evento.

Lairton Guedes
lairton@ciadedancatxai.com.br
(85) 3257.6177 / (85) 9989.0103

Nenhum comentário: