FOLCLORE DE TODOS OS POVOS

FOLCLORE DE TODOS OS POVOS
É tempo de Recomeçar... Amigos das ArtesPopulares, internautas quero saudar a visita de todos neste novo Blog do prof. Clerton Vieira que preparei com todo o carinho para que vocês possam ter cada vez mais informações sobre as novidades do Folclore do Brasil e do mundo. Aqui você estará atualizado com as notícias dos Festivais folclóricos e eventos populares que acontecem no mundo da cultura popular. Convido a todos a embarcarem comigo nessa longa jornada. Venham fazer parte desse trabalho de pesquisa, valorização e divulgação das nossas tradições e manifestações populares. Sejam bem vindos todos os internautas, folcloristas, artistas, alunos, professores, profissionais, amadores pesquisadores, estudiosos e curiosos. Boa navegação pelo blog. Muito obrigado. Deixem seus comentários e sugestões através do e-mail:clertonvieira@hotmail.com - Professor, Clerton Vieira

39º Festival de Folclore é apresentado no I Fórum -Ceará de Folclore e Artes Populares


Secretária da IOV-Pernambuco Rúbia Lóssio, secretário da IOV-Ceará Lairton dos Santos, secretário geral da IOV-Brasil Manoel Miquilin, presidente da IOV-Brasil e Améria do Sul Terezinha Miquilin e secretária da IOV-Rio Grande do Sul e diretora do Departamento de Cultura de Nova Petrópolis Carla Cristiane Ferreira.

Nos dias 18 e 19 de março de 2011, nas dependências da Casa de Juvenal Galeno, em Fortaleza – Ceará, ocorreu o I Fórum IOV-Ceará de Folclore e Artes Populares. Nova Petrópolis esteve representada por Carla Cristiane Ferreira, diretora do Departamento de Cultura e secretária do Rio Grande do Sul da IOV-Brasil e Paulo Roberto Staudt, diretor do Departamento de Projetos Especiais e subsecretário de Nova Petrópolis da IOV-Brasil. A participação do Município deu-se através da apresentação do 39º Festival Internacional de Folclore

O fórum oportunizou a discussão sobre a arte popular e o folclore nas diversas regiões brasileiras, apresentou metas e objetivos, além da preocupação com a divulgação e a preservação da cultura. As palestras ofereceram reflexões sobre a importância da mídia na divulgação das manifestações artísticas, a valorização dos grupos folclóricos e dos artesãos, o histórico da IOV no Brasil, as possibilidades de encaminhamento de projetos culturais junto às leis de incentivo, além de experiências e relatos regionais, como o caso de Nova Petrópolis, na explanação sobre o Festival.

 “O 39º Festival de Folclore foi muito elogiado, e foi o único festival de todo o Brasil apresentado no evento. Diversos representantes de grupos e entidades deixaram contato com interesse em participar”, salientou o diretor do Departamento de Projetos Paulo Staudt.

A vasta programação do evento proporcionou a integração das distintas artes e tradições do Brasil, enriquecendo o país multicultural.

O evento, promovido pela Organização Internacional de Folclore e Artes Populares (IOV), contou com a presença de autoridades locais e nacionais como Terezinha Miquilin, presidente da IOV-Brasil e América do Sul; Maria de Lourdes Macena, presidente da Comissão Nacional do Folclore; Francisco Pinheiro, deputado estadual; Dílson Pinheiro, cantor e apresentador de TV; além de secretários regionais da IOV, secretários municipais e diversos membros de entidades culturais.

Para a diretora do Departamento de Cultura Carla Cristiane Ferreira, “o evento contribuiu para a divulgação do Festival e da cultura de Nova Petrópolis, projetando a cidade para os diversos estados brasileiros, objetivando, acima de tudo, a valorização das manifestações artísticas de um povo”.



10º Festival Internacional de Folclore de São Bernardo do Campo – SP


19 a 24 de agosto de 2011
O Festival de Folclore é anual, e tem duração de 8 (oito) dias entre chegada, permanência e partida dos grupos. O 10º Festival Internacional de Folclore de São Bernardo do Campo será do dia 19 a 24 de Agosto de 2011. Contará com a participação de sete grupos contendo cada um 25 integrantes.
Durante o Festival de 2011, acontecerá paralelamente, nos dia 19 a 21 de agosto, um Encontro Mundial da Organização Internacional de Folclore e Artes Populares, onde virão autoridades da IOV do Mundo e de toda a América do Sul, para conhecer o trabalho da IOV Brasil, bem como conhecer todos os representantes dos estados brasileiros.
Nossa cidade receberá autoridades que trabalham na área de folclore, com eventos direcionados para a divulgação da cultura popular no país inteiro, como a presidente da Comissão Nacional de Folclore, presidente do CIOFF, UNESCO e demais organizações para encontrar-se com a presidente Nacional e da América do Sul da IOV, professora Terezinha Pasqualini Miquilin e autoridades locais.
Receber este encontro em São Bernardo do Campo consolidará a cidade no circuito dos eventos internacionais, uma vez que a sede desta organização internacional está localizada na cidade. Dará abertura para a realização de muitos outros eventos durante o ano na cidade movimentando e fomentando o comércio e a infra-estrutura local.

O Evento

O Festival Internacional de Folclore já tem onze anos de existência em São Bernardo do Campo, e acontece simultaneamente em 180 países filiados ao I.O.V., Organização Internacional de Folclore, uma ONG sem fins lucrativos, com sede internacional em Viena (Áustria) e sede nacional em São Bernardo do Campo. A Organização Internacional de Folclore é uma instituição que possui relações operacionais com a UNESCO, e tem como objetivo primordial a “paz entre os povos”.


 Desde 1999 a cidade de São Bernardo do Campo realiza os este Festival Internacional, necessitando do apoio dos órgãos públicos e de empresas privadas proporcionando à população da região cultura e lazer, e trazendo uma movimentação em toda a infra-estrutura turística da cidade, tal como restaurantes, rede hoteleira e demais segmentos desse setor.
Nessa trajetória estiveram presentes ao evento os seguintes países: Alemanha, República Tcheca, Eslováquia, Espanha, Portugal, Letônia, França, Polônia, Itália, Chipre, Senegal, México, Honduras, Suriname, Peru, Colômbia, Bolívia, Equador, Chile, Argentina e Paraguai. Do Brasil fizeram-se representar os seguintes estados: Amazônia, Ceará, Pará, Pernambuco, Minas Gerais, Mato Grosso, São Paulo e Rio Grande do Sul.

Nova Petrópolis no I Fórum de Folclore e Artes Populares da IOV-Ceará

39º Festival de Folclore é apresentado no I Fórum IOV-Ceará de Folclore e Artes Populares

Nos dias 18 e 19 de março de 2011, nas dependências da Casa de Juvenal Galeno, em Fortaleza – Ceará, ocorreu o I Fórum IOV-Ceará de Folclore e Artes Populares. Nova Petrópolis esteve representada por Carla Cristiane Ferreira, diretora do Departamento de Cultura e secretária do Rio Grande do Sul da IOV-Brasil e Paulo Roberto Staudt, diretor do Departamento de Projetos Especiais e subsecretário de Nova Petrópolis da IOV-Brasil. A participação do Município deu-se através da apresentação do 39º Festival Internacional de Folclore.
O fórum oportunizou a discussão sobre a arte popular e o folclore nas diversas regiões brasileiras, apresentou metas e objetivos, além da preocupação com a divulgação e a preservação da cultura. As palestras ofereceram reflexões sobre a importância da mídia na divulgação das manifestações artísticas, a valorização dos grupos folclóricos e dos artesãos, o histórico da IOV no Brasil, as possibilidades de encaminhamento de projetos culturais junto às leis de incentivo, além de experiências e relatos regionais, como o caso de Nova Petrópolis, na explanação sobre o Festival. “O 39º Festival de Folclore foi muito elogiado, e foi o único festival de todo o Brasil apresentado no evento. Diversos representantes de grupos e entidades deixaram contato com interesse em participar”, salientou o diretor do Departamento de Projetos Paulo Staudt.
A vasta programação do evento proporcionou a integração das distintas artes e tradições do Brasil, enriquecendo o país multicultural.
O evento, promovido pela Organização Internacional de Folclore e Artes Populares (IOV), contou com a presença de autoridades locais e nacionais como Terezinha Miquilin, presidente da IOV-Brasil e América do Sul; Maria de Lourdes Macena, presidente da Comissão Nacional do Folclore; Francisco Pinheiro, deputado estadual; Dílson Pinheiro, cantor e apresentador de TV; além de secretários regionais da IOV, secretários municipais e diversos membros de entidades culturais.
Para a diretora do Departamento de Cultura Carla Cristiane Ferreira, “o evento contribuiu para a divulgação do Festival e da cultura de Nova Petrópolis, projetando a cidade para os diversos estados brasileiros, objetivando, acima de tudo, a valorização das manifestações artísticas de um povo”.


ARTIGO PARA A REVISTA 30 ANOS DE IOV


Conheci o IOV no ano de 1996 por ocasião de uma viagem que fiz à Itália. Lá pude ver vários festivais organizados pelo IOV e me interessei pelo trabalho de divulgação e preservação das culturas populares. No ano seguinte, 1997 filiei meu grupo de Projeções Folclóricas ao IOV e de lá até hoje me dedico ao trabalho de não se deixar perder toda riqueza da cultura popular.Comecei por melhorar o grupo de danças e músicas folclóricas brasileiras do qual sou diretora, promovendo cursos e incentivando a pesquisa. Em 1998, dei início aos Festivais Internacionais de Folclore na minha cidade – São Bernardo do Campo, que perduram até hoje. Foram 11 edições com poucas interrupções.
Com o objetivo de dar um suporte maior às atividades culturais no tocante a obtenção de recursos financeiros e apoios dos órgãos públicos, foi criado o “Instituto Professor Rafael Pasqualini Miquilin – Ong” no ano de 2006. Essa instituição foi fundada em homenagem ao meu filho, por isso leva o seu nome, falecido inesperadamente em 2002 com apenas 23 anos de idade, mas que já trabalhava bravamente em prol da cultura popular brasileira.
Atualmente exerço a função de Presidente Nacional do IOV Brasil e Secretária Executiva IOV América do Sul, cargo esse recebido em março deste ano. O foco do meu trabalho tem sido a expansão do IOV no Brasil e na América do Sul através da filiação de novos membros. A busca de pessoas comprometidas com a cultura popular e folclórica da região tem sido uma constante e graças a esse trabalho o IOV na América do Sul tem crescido muito. Estou ainda cadastrando e conhecendo os eventos já existentes na região e organizando outros de acordo com a necessidade.
Para dar conta dos interesses propostos pelo IOV foi criada uma equipe diretiva objetivando o desenvolvimento organizado dos eventos tais como: festivais, feiras, cursos, congressos, work shop, fórum e outras atividades. Devido a vasta extensão territorial e a grande quantidade de manifestações populares existentes na região, propus que fossem criados vários circuitos de eventos em regiões previamente limitadas, contemplando todas as partes do território e todas as manifestações existentes na América do Sul. É sabido que se trata de projeto verdadeiramente grandioso, porém, se acredita ser possível uma vez que se pode ter muitos membros filiados ao IOV e que cada qual se responsabilize por sua região. Considerando que a região da América do Sul possui grande número de manifestações folclóricas ainda em seu estado de pureza e originalidade sem influência da mídia e das modernidades, é urgente que se tome iniciativas no intuito da sua conservação.
Realizou-se um encontro na cidade de Criciúma, (sul do Brasil) nos dias 10 e 11/09 deste ano, encontro esse que contou com representantes dos países: Brasil, Argentina e Paraguai, enquanto que representantes dos países de: Colômbia, Peru, Venezuela, Chile e Equador, se manifestaram favoráveis ao movimento proposto confirmando seu interesse em participar do IOV. O trabalho consiste em nomear representantes com vontade de trabalhar em todos os países sul – americanos. No encontro em Criciúma, foi explicado o que é o IOV, seus objetivos, vantagens e direcionamento. Foi apresentado um modelo de trabalho que norteará cada membro filiado ao IOV: ”Como deve trabalhar e que trabalho executar em prol da cultura popular da sua região.“
Quanto ao Brasil, minha proposta é trabalhar com todos os 26 estados da federação brasileira, buscando conhecer as características da arte popular de cada um e nomear representantes que possam ser reconhecidos em seus trabalhos e que tenham disposição para dar continuidade às artes populares não somente de música e dança como também de artesanato, costumes, tradições e culinária. Na verdade o que se persegue nessa proposta é a democratização, atribuindo funções às pessoas comprometidas com a arte popular.
Do mês de março até agora o IOV já conquistou representantes nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo,Pará, Ceará e Sergipe, os quais se fizeram presentes no encontro em Criciúma. Conta ainda com representantes nos estados da Paraíba, Alagoas, Minas Gerais e Pernambuco. A equipe diretiva do IOV Brasil está trabalhando com afinco a fim de dar suporte aos novos membros com orientações e capacitação. A meta é chegar ao final de 2010 com 60 membros ativos no IOV, e assim garantir realmente que a cultura popular seja preservada.


Terezinha Pasqualini Miquilin
Presidente IOV Brasil
Secretária Executiva IOV América do Sul

UNESCO NO BRASIL



A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) foi criada em 16 de novembro de 1945, logo após a segunda guerra mundial. A premissa de sua Constituição é: "Se a guerra nasce na mente dos homens, é na mente dos homens que devem ser construídas as defesas da paz".




No Brasil
A Representação da UNESCO no Brasil foi estabelecida em 19 de junho de 1964 e se tornou Escritório Nacional no âmbito do Cluster Mercosul + Chile desde a nova estratégia de descentralização implementada pela sede da UNESCO. Em Brasília, o escritório da UNESCO iniciou suas atividades em 1972.

A partir de 1992, suas ações adquiriram um novo impulso, motivadas inicialmente pela Declaração Mundial sobre Educação para Todos. A Representação, percebendo a importância desse compromisso na política educacional do país, iniciou entendimentos com o Ministério da Educação com vistas a um diálogo permanente de como a UNESCO poderia contribuir na concretização dos ideais de Jomtien. Em 1993, com base no Acordo Geral de 1981 (Acordo de Cooperação Técnica em Matéria Educacional Científica Cultural entre o Governo da República Federativa do Brasil e a UNESCO), foi assinado o primeiro plano de trabalho com o MEC, como mecanismo auxiliar à decisão do Governo de elaborar o Plano Decenal de Educação para Todos.
Aos poucos, as atividades da Representação foram se ampliando, multiplicando-se as articulações e convênios de cooperação técnica, tanto com o governo como com a sociedade civil.
Atualmente, as atividades da UNESCO no Brasil situam-se predominantemente nos setores da Educação, Ciências Naturais, Humanas e Sociais, Cultura, Comunicação e Informação. Em todos esses setores, a UNESCO tem procurado atuar com base nas convenções e nos compromissos internacionais firmados pelos Estados Membros em diversos eventos e conferências.
A atuação da UNESCO no Brasil ocorre prioritariamente por intermédio de projetos de cooperação técnica com o governo. Eles têm sempre o objetivo de auxiliar a formulação e operacionalização de políticas públicas que estejam em sintonia com as grandes metas acordadas entre os Estados Membros. A atuação da UNESCO ocorre também com instâncias da sociedade civil, na medida em que seus propósitos venham a contribuir para as políticas públicas de desenvolvimento humano.
Áreas de atuação: