FOLCLORE DE TODOS OS POVOS

FOLCLORE DE TODOS OS POVOS
É tempo de Recomeçar... Amigos das ArtesPopulares, internautas quero saudar a visita de todos neste novo Blog do prof. Clerton Vieira que preparei com todo o carinho para que vocês possam ter cada vez mais informações sobre as novidades do Folclore do Brasil e do mundo. Aqui você estará atualizado com as notícias dos Festivais folclóricos e eventos populares que acontecem no mundo da cultura popular. Convido a todos a embarcarem comigo nessa longa jornada. Venham fazer parte desse trabalho de pesquisa, valorização e divulgação das nossas tradições e manifestações populares. Sejam bem vindos todos os internautas, folcloristas, artistas, alunos, professores, profissionais, amadores pesquisadores, estudiosos e curiosos. Boa navegação pelo blog. Muito obrigado. Deixem seus comentários e sugestões através do e-mail:clertonvieira@hotmail.com - Professor, Clerton Vieira

39º Festival de Folclore é apresentado no I Fórum -Ceará de Folclore e Artes Populares


Secretária da IOV-Pernambuco Rúbia Lóssio, secretário da IOV-Ceará Lairton dos Santos, secretário geral da IOV-Brasil Manoel Miquilin, presidente da IOV-Brasil e Améria do Sul Terezinha Miquilin e secretária da IOV-Rio Grande do Sul e diretora do Departamento de Cultura de Nova Petrópolis Carla Cristiane Ferreira.

Nos dias 18 e 19 de março de 2011, nas dependências da Casa de Juvenal Galeno, em Fortaleza – Ceará, ocorreu o I Fórum IOV-Ceará de Folclore e Artes Populares. Nova Petrópolis esteve representada por Carla Cristiane Ferreira, diretora do Departamento de Cultura e secretária do Rio Grande do Sul da IOV-Brasil e Paulo Roberto Staudt, diretor do Departamento de Projetos Especiais e subsecretário de Nova Petrópolis da IOV-Brasil. A participação do Município deu-se através da apresentação do 39º Festival Internacional de Folclore

O fórum oportunizou a discussão sobre a arte popular e o folclore nas diversas regiões brasileiras, apresentou metas e objetivos, além da preocupação com a divulgação e a preservação da cultura. As palestras ofereceram reflexões sobre a importância da mídia na divulgação das manifestações artísticas, a valorização dos grupos folclóricos e dos artesãos, o histórico da IOV no Brasil, as possibilidades de encaminhamento de projetos culturais junto às leis de incentivo, além de experiências e relatos regionais, como o caso de Nova Petrópolis, na explanação sobre o Festival.

 “O 39º Festival de Folclore foi muito elogiado, e foi o único festival de todo o Brasil apresentado no evento. Diversos representantes de grupos e entidades deixaram contato com interesse em participar”, salientou o diretor do Departamento de Projetos Paulo Staudt.

A vasta programação do evento proporcionou a integração das distintas artes e tradições do Brasil, enriquecendo o país multicultural.

O evento, promovido pela Organização Internacional de Folclore e Artes Populares (IOV), contou com a presença de autoridades locais e nacionais como Terezinha Miquilin, presidente da IOV-Brasil e América do Sul; Maria de Lourdes Macena, presidente da Comissão Nacional do Folclore; Francisco Pinheiro, deputado estadual; Dílson Pinheiro, cantor e apresentador de TV; além de secretários regionais da IOV, secretários municipais e diversos membros de entidades culturais.

Para a diretora do Departamento de Cultura Carla Cristiane Ferreira, “o evento contribuiu para a divulgação do Festival e da cultura de Nova Petrópolis, projetando a cidade para os diversos estados brasileiros, objetivando, acima de tudo, a valorização das manifestações artísticas de um povo”.



Nenhum comentário: