FOLCLORE DE TODOS OS POVOS

FOLCLORE DE TODOS OS POVOS
É tempo de Recomeçar... Amigos das ArtesPopulares, internautas quero saudar a visita de todos neste novo Blog do prof. Clerton Vieira que preparei com todo o carinho para que vocês possam ter cada vez mais informações sobre as novidades do Folclore do Brasil e do mundo. Aqui você estará atualizado com as notícias dos Festivais folclóricos e eventos populares que acontecem no mundo da cultura popular. Convido a todos a embarcarem comigo nessa longa jornada. Venham fazer parte desse trabalho de pesquisa, valorização e divulgação das nossas tradições e manifestações populares. Sejam bem vindos todos os internautas, folcloristas, artistas, alunos, professores, profissionais, amadores pesquisadores, estudiosos e curiosos. Boa navegação pelo blog. Muito obrigado. Deixem seus comentários e sugestões através do e-mail:clertonvieira@hotmail.com - Professor, Clerton Vieira

DEPOIMENTOS SOBRE O I FÓRUM - CEARÁ DE FOLCLORE E ARTES POPULARES


Participar do I Fórum – Ceará de Folclore e Artes Populares, nos dias 18 e 19 de março de 2011, significou, construir novos segmentos e
pensamentos sobre a dinâmica da cultura popular. Há de se considerar que existe uma constante na cultura que são as mudanças. Pode-se dizer que há mobilidades dos símbolos, que o mundo é codificado e que precisamos
de projetos e pesquisas que fortaleçam a dinâmica da cultura popular.
Nesse sentido, agradeço a nomeação como secretária representante do Estado de Pernambuco da IOV – Brasil/Unesco. Afinidade, interesse, admiração e paixão são características que o grupo particioante possui pela
tradição, folclore e cultura popular.
Parabéns a organização do evento.
Parabéns a todos.
 
 Beijos
Rúbia Lóssio
Pernambuco


 

Irmãos e amigos do Ceará, gostaria de expressar a minha satisfação e realização quando da participação no I Fórum - Ceará de Folclore e Artes Populares. Estou orgulhosa de fazer parte da equipe IOV-Brasil, já que tive o prazer de conhecer os integrantes desta equipe e do trabalho proposto para esta importante organização mundial. Fui nomeada Secretária Estadual da IOV - Minas Gerais e me sinto estimulada para o trabalho de cadastramento, promoção e difusão da cultura popular deste estado. Gostaria de agradecer aos organizadores do evento - o nosso Secretário Nacional Clerton Vieira; o Secretário da IOV-Ceará, Lairton dos Santos pela boa acolhida e pelo excelente trabalho realizado durante o fórum. Também deixo os meus agradecimentos à direção da Casa Juvenal Galleno, que nos impressionou pelo trabalho em prol da cultura cearense e nos acolheu com especial carinho. Neste encontro tive oportunidade de fazer novos amigos. Além de todos citados acima, quero lembrar de Dilermano e Alcione (Belém do Pará), Carla Cristina e Paulo Roberto (Rio G. do Sul), Maria de Fátima e seu irmão (Alagoas), Lidiane Spinosa, Renato Maia e José Maria de Paula (Ceará), Rúbia Lóssio (Recife), Maria de Lourdes Macena (Comissão Nacional de Forclore), Sr. José Clerton de Oliveira (Comissão Cearense de Folclore), A ntonio Galleno (Casa Juvenal Galleno), e Manoel Miquilin (São Bernardo/SP).
Espero nos encontrarmos novamente, em breve, para discutir novas idéias, apresentar novos projetos e juntos afirmar cada vez mais a nossa proposta de trabalhar incansavelmente pela missão da Organização Internacional de Arte Popular.
Atenciosamente,
Jacqueline Pimenta

-Minas Gerais




Parabéns pelo Fórum, adorei o segundo dia
A Lourdinha como sempre foi um espetáculo.


Ator, professor e diretor teatral
Waldem Luiz





Ola amigos,
Me senti como se estivessem contando a estoria da minha vida, pois vcs homenagearam a minha primeira professora, meu segundo professor e o grupo que passei grande parte da minha carreira.
Foi super gratificante e ficou notorio o grande sacrificio que todos vcs da comissão organizadora fizeram para que o nosso Ceara fosse um sucesso.
Espero em breve recebe-los na minha modesta cidade.
Parabens e obrigado por tudo.


Renato Remigio
Gestor e Produtor Ciltural
Secretário de Cultura e Turísmo
Limoeiro do Norte- CE

   

O Fórum foi maravilhoso!
Tivemos a oportunidade de trocar experiências sobre um tema tão palpitante para todos nós, que são as culturas populares.

Pudemos ainda compartilhar as nossas experiências com os companheiros de outros estados, Como diz Câmara Cascudo, "Você caboclo que cresce, sem instrução e nem saber, estuda mas não conhece, folclore, o que quer dizer?" Quanto mais pesquisamos, quanto mais estudamos e pesquisamos, mais temos o que descobrir sobre o tema, por isso, mais instigados ficamos a descobrir novidades com as nossas pesquisas, e isso, o fórum soube nos estimular muito bem durante o encontro.
Assim sendo, aguardemos os outros fóruns para trazer novidades.
Parabéns a todos os participantes e aos organizadores.



Lúcio Filho
Jornalista e "aprendiz" de escritor



 
                                                                              Foi muito gratificante participar desse fórum      pela organização, contexto dos assuntos e também o nível dos palestrantes.
Parabéns !
Enoc Morais
Ex- integrante do Grupo Folclórico do SESI e aluno do Professor Freitas.






Somos o que somos!

Permito-me usar deste meio para dirigir-me aos batalhadores pela arte popular e pelo folclore. Durante uma semana fiquei pensando em tudo o que juntos passamos no Ceará. Tenho relembrado e refletido sobre as palestras, sobre as palavras, sobre os ensinamentos, sobre os gestos, sobre os testemunhos, sobre as dicas, sobre os risos, sobre os almoços, sobre a dança, sobre os quitutes gostosos, sobre o suco de cajá, sobre a calorosa recepção e sobre a manifestação sincera de cada um. E é justamente aqui que quero chegar: na manifestação sincera das pessoas com quem estive. Minha colega e amiga Carla não me deixa mentir e sabe do que falo, quando tantas vezes aperto a tecla da sinceridade e da verdade.
O folclore e a arte popular, em seu âmbito geral, ocorrem unicamente quando se tem certeza do objetivo que se quer atingir.  Temos metas e objetivos que queremos alcançar! Sonhamos e acreditamos nestes sonhos! Estamos fazendo de tudo para torná-los reais. O Fórum tão especialmente preparado e organizado reforçou esta tese. Por quê? Porque acreditamos na manifestação artística, cuja essência é a recriação da realidade. Valorizamos isto, mesmo sabendo que muito da consciência do povo precisa mudar... mesmo tendo a ciência da precariedade financeira investida em cultura. Estes dois aspectos facilmente são explicados: "é preciso conhecer para aceitar". Pois, por outro lado, parece-me que isto apenas são detalhes. Detalhes significativos, mas que não abalam o amor pela causa. E por acreditarmos nisto, continuamos firmes, sabendo que os obstáculos apenas são necessários para nosso crescimento, e o fortalecimento na vontade em seguir trilhando este caminho. Somos corajosos e "metemos a cara".
Amigos, que esta breve reflexão seja minha contribuição no momento atual. Sejam estas considerações compreendidas como uma sincera manifestação de um apaixonado por cultura. Sejam estas palavras vistas como reconhecimento e agradecimento por tudo o que vivemos até aqui. Aos mais amigos e aos menos amigos, meu abraço fraterno e o desejo de continuarmos por longos anos unidos em prol desta nobre causa. A nossa professora, um obrigado por abraçar esta importante ferramenta que zela pela cultura e pelos costumes de um povo.
Abraços,
Paulo Roberto Staudt
- Nova Petrópolis/RS


Adianto uma coisa a respeito do Fórum: Amei tudo que vi e ouvi.
Foi uma experiência ímpar em minha VIDA.Todos vocês estão de parabéns, foi um abalo positivo, indo nos nossos sentimentos folclóricos.
Valeu!!!
Acho que já falei com poucas palavras. Caso queiras mais falarei, pois falar do que presenciei e que me fez feliz é sempre prazeroso.
Amei  conhecer a todos.
Família boa demais gente !
Mil bjs.
Maria de Fátima Brasileiro
- Maceió





Nenhum comentário: