FOLCLORE DE TODOS OS POVOS

FOLCLORE DE TODOS OS POVOS
É tempo de Recomeçar... Amigos das ArtesPopulares, internautas quero saudar a visita de todos neste novo Blog do prof. Clerton Vieira que preparei com todo o carinho para que vocês possam ter cada vez mais informações sobre as novidades do Folclore do Brasil e do mundo. Aqui você estará atualizado com as notícias dos Festivais folclóricos e eventos populares que acontecem no mundo da cultura popular. Convido a todos a embarcarem comigo nessa longa jornada. Venham fazer parte desse trabalho de pesquisa, valorização e divulgação das nossas tradições e manifestações populares. Sejam bem vindos todos os internautas, folcloristas, artistas, alunos, professores, profissionais, amadores pesquisadores, estudiosos e curiosos. Boa navegação pelo blog. Muito obrigado. Deixem seus comentários e sugestões através do e-mail:clertonvieira@hotmail.com - Professor, Clerton Vieira

Folclore com “f” maiúsculo é coisa para intelectual

O historiador explica que estudar o folclore não é coisa fácil e que por isso ele ganhou um “f” maiúsculo. Folclore, segundo Severino, é uma ciência estudada pela antropologia, que investiga o comportamento do povo, amparada na tradicionalidade, na aceitação coletiva e na dinamicidade da funcionalidade. “É o que Cascudo dizia: saber mais que o povo é coisa para o espírito santo”.

 De acordo com o livro “Folclore e cultura popular nas práticas pedagógicas”, o significado clássico da palavra folclore, tornada ciência no início da segunda metade do século XIX é uma composição dos vocábulos Folk-Lore, Folk, povo, Lore, conhecimento, saberes do povo, gurdados, preservados, transmitidos de geração a geração e adquirindo novas formas, porque a Ciência da Folclorística não é estática, nem peça de museu, transforma-se, modifica-se, preservando suas peculiaridades e especificidades.

Entre o popular e o culto, a diferença está na formação psíquica. O que chamamos povo em folclore corresponde ao mecanismo psicológico, com seu apreciável quinhão de associações e comportamentos instintivos.

Desta forma chegamos ao ponto conclusivo das duas ciências. Por mais que falemos em popular e erudito é quase impossível definir os limites exatos de ambos, porque o folclore está presente em todos os espaços e direcionamentos da vida humana, dos mais longínquos recantos às grandes metrópoles.

Nenhum comentário: