FOLCLORE DE TODOS OS POVOS

FOLCLORE DE TODOS OS POVOS
É tempo de Recomeçar... Amigos das ArtesPopulares, internautas quero saudar a visita de todos neste novo Blog do prof. Clerton Vieira que preparei com todo o carinho para que vocês possam ter cada vez mais informações sobre as novidades do Folclore do Brasil e do mundo. Aqui você estará atualizado com as notícias dos Festivais folclóricos e eventos populares que acontecem no mundo da cultura popular. Convido a todos a embarcarem comigo nessa longa jornada. Venham fazer parte desse trabalho de pesquisa, valorização e divulgação das nossas tradições e manifestações populares. Sejam bem vindos todos os internautas, folcloristas, artistas, alunos, professores, profissionais, amadores pesquisadores, estudiosos e curiosos. Boa navegação pelo blog. Muito obrigado. Deixem seus comentários e sugestões através do e-mail:clertonvieira@hotmail.com - Professor, Clerton Vieira

40º Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis



O evento que cultiva as tradições, as manifestações culturais, o artesanato, a gastronomia alemã, o desfile de integração, as competições germânicas, o circuito, a amostra cultural, a vida demonstrada e representada em Nova Petrópolis, prepara uma grande festa para comemorar seus 40 anos.

O Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis, que iniciou de uma forma bem modesta em julho de 1973, está em fase de seleção dos grupos que participarão da 40ª edição do evento.

Projetado para iniciar no dia 27 de julho de 2012, com o acendimento da Chama Folclórica, a comissão organizadora do evento está prorrogando o período de inscrições até 20 de janeiro para os grupos folclóricos nacionais e internacionais. Os grupos interessados em participar da 40ª edição, devem fazer a sua inscrição exclusivamente pelo site www.festivaldefolclore.com.br na guia inscrições 2012.

Na inscrição é solicitado o histórico do grupo, síntese das atividades e objetivos do grupo, três a seis fotos, número de integrantes e se possuem música ao vivo. A seleção dos grupos será realizada pela comissão organizadora após o período das inscrições, sendo que a prioridade será pelos grupos associados à IOV (Organização Internacional de Folclore e Artes Populares) da qual o Festival também faz parte.

Segundo a comissão organizadora do evento, até o momento cerca de 20 grupos, entre internacionais e nacionais já estão inscritos para a 40ª edição e participarão da seleção. "Esperamos em 2012 superar a marca desta edição quando tivemos a participação de 70 grupos, entre internacionais, nacionais, regionais e locais, o que totalizou cerca de 1.600 dançarinos e músicos", afirma Carla Cristiane Ferreira, Diretora do Departamento de Eventos e Coordenadora do evento.

O 40º Festival Internacional de Folclore será realizado entre 27 de julho e 12 de agosto, na Praça das Flores. O evento é realizado em parceria entre a Prefeitura Municipal de Nova Petrópolis e a Associação dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs, e conta com o apoio da IOV - Organização Internacional de Folclore e Artes Populares.

Nenhum comentário: