FOLCLORE DE TODOS OS POVOS

FOLCLORE DE TODOS OS POVOS
É tempo de Recomeçar... Amigos das ArtesPopulares, internautas quero saudar a visita de todos neste novo Blog do prof. Clerton Vieira que preparei com todo o carinho para que vocês possam ter cada vez mais informações sobre as novidades do Folclore do Brasil e do mundo. Aqui você estará atualizado com as notícias dos Festivais folclóricos e eventos populares que acontecem no mundo da cultura popular. Convido a todos a embarcarem comigo nessa longa jornada. Venham fazer parte desse trabalho de pesquisa, valorização e divulgação das nossas tradições e manifestações populares. Sejam bem vindos todos os internautas, folcloristas, artistas, alunos, professores, profissionais, amadores pesquisadores, estudiosos e curiosos. Boa navegação pelo blog. Muito obrigado. Deixem seus comentários e sugestões através do e-mail:clertonvieira@hotmail.com - Professor, Clerton Vieira

Grupo Estrelas da Rua



NOTA DE ESCLARECIMENTO AO PÚBLICO.


A SONOPLSTIA USADA PELO GRUPO ESTRELAS DA RUA ERA DE USO EXCLUSIVO DO REPERTÓRIO DO GRUPO DE DANÇAS FILHOS DO SOL, REGISTRADO NO ECAD - Sociedade Civil, de natureza privada, instituída pela Lei Federal nº 5.988/73 e mantida pela atual Lei de Direitos Autoral brasileira – 9.610/98.
APESAR DE O GRUPO TER SIDO EXTINDO NO ANO DE 2001.  FAZ PARTE DE UMA ÉTICA PROFISSIONAL SOLICITAR AUTORIZAÇÃO DE TRABALHOS PROFISSIONAIS PARA SE FAZER USO DE UM TRABALHO MUSICAL DE UM GRUPO REGISTRADO E PATENTEADO ATRAVÉS DO INPI.  COMO REPRESENTANTE E AINDA TENDO A RESPONSABILIDADE LEGAL SOBRE OS DIREITOS DE USO DA MARCA “GRUPO FILHOS DO SOL” AFIRMO QUE NÃO RECEBÍ NENHUM COMUNICADO SOLICITANDO AUTORIZAÇÃO PARA USO DA SONOPLASTIA EXECUTADA PELO GRUPO ESTRELAS DA RUA. POIS TODA MUSICALIDADE DO REFERIDO GRUPO FAZIA PARTE DO ESPETÁCULO “BRASIL DE CABO A RABO” ESPETÁCULO RECONHECIDO E REALIZADO NA CIDADE DE FORTALEZA-CE.
FICO ENTÃO NO AGUARDO DE UMA RETRATAÇÃO POR PARTE DOS RESPONSÁVEIS PELO GRUPO ESTREÇAS DA RUA.


CLERTON VIEIRA
PRODUTOR DE EVENTOS











ceara junino 2012

SECRETARIA DE CULTURA DO ESTADO DO CEARÁ
RESULTADO GERAL DO CEARÁ JUNINO – 2012
MELHOR NOIVA                      -      QUADRILHA CEARÁ   JUNINO
MELHOR NOIVO                     -       QUADILHA PAIXÃO NORDESTINA
MELHOR MARCADOR            -      QUADRILHA  FULÔ DO SERTÃO – SENADOR POMPEU
MELHOR RAINHA                   -       QUADRILHA CHEIRO DE TERRA - HORIZONTE
MELHOR CASAMENTO          -       QUADRILHA FULÔ DO SERTÃO
CLASSIFICAÇÃO DAS MELHORES  QUADRILHAS DOS FESTEJOS CEARÁ JUNINO 2012
5ª LUGAR:   CUMPADE JUSTINO  - MARACANAÚ
4º LUGAR:   DANADO DE BOM
3º LUGAR:  CEARÁ JUNINO      -   FORTALEZA
2º LUGAR:  SULÔ DO SERTÃO
1º LUGAR:  CHEIRO DE TERRA   - HORIZONTE
PARABÉNS PARA TODAS AS QUADRILHAS QUE SE APRESENTARAM DE FORMA BRILHANTE EM TODO O ESTADO DO CEARÁ
PROF: CLERTON VIEIRA

Festivais Folclóricos 2012








CHEIRO DA TERRA 2012-ESSA SIM VOÇÊ É MAIS FELIZ.



Ceará Junino 2012
NOTA DE AGRADECIMENTO
Que as minhas primeiras palavras sejam de agradecimento aos Organizadores deste oportuno e importantíssimo evento. Para mim, reveste-se de relevância ímpar a possibilidade de poder estar aqui no Ceará
 como um dos julgadores do Ceará Junino 2012. Evento de tão grande significado para as quadrilhas juninas do estado e principalmente para a sociedade em geral.
Como contraponto, a sociedade, cada vez mais, vem compreendendo a importância desse grande evento no estado do Ceará. Cada vez mais cresce a percepção de que o desenvolvimento dessa manifestação cultural e material é capaz de sustentar um novo modo de vida, que permite inclusive o exercício da liberdade, da criatividade e da convivência humanizadora do nosso povo.
Parabenizo O Governo do Estado do Ceará através da Secretaria de Cultura e principalmente a encena produções na representação dos organizadores através do amigo Gilberto Rodrigues e Sheila Fernandes, pois este evento demonstra a importância e reconhecimento da trajetória e crescimento do trabalho de todos os envolvidos nesse grandioso projeto de cultura popular onde o maior beneficiado é o povo cearense.
Todas as quadrilhas se apresentaram como vencedoras absolutas e deram aos expectadores o prêmio maior onde todos tiveram aulas de criatividade, união, trabalho e muita paixão através da participação de cada brincante.
Com a responsabilidade de um julgador me sentir mais orgulhoso de ser cearense, pois ao final do evento passei por reflexões e inquietações positivas. Com a experiência de participações em festivais e eventos internacionais, observei que a infraestrutura disponibilizada no Ceará Junino me ajudou a transformar, visualizar e concluir que este é um dos maiores e melhores eventos de sucesso da Cultura popular do Brasil. Acredito que essa também seja a opinião de toda a seleta equipe de jurados que fizeram parte desse acontecimento histórico para as festas juninas do Ceará. Vi que toda a equipe julgadora do Ceará Junino 2012 são profissionais motivados e parceiros engajados aos valores éticos da cultura brasileira mostrando um impacto extremamente favorável para as nossas manifestações tradicionais.
Muito obrigado por me ajudarem a concluir sobre a visão que eu tinha antes do certo e errado dos atuais festivais juninos do Ceará, pois hoje retorno para São Paulo com essa realidade! Pois posso confirmar para o Brasil que no Ceará tem disso sim e eu continuarei sempre apaixonado pelo meu lugar.
Atenciosamente,
Clerton Vieira
Membro Correspondente da Comissão Cearense de folclore