FOLCLORE DE TODOS OS POVOS

FOLCLORE DE TODOS OS POVOS
É tempo de Recomeçar... Amigos das ArtesPopulares, internautas quero saudar a visita de todos neste novo Blog do prof. Clerton Vieira que preparei com todo o carinho para que vocês possam ter cada vez mais informações sobre as novidades do Folclore do Brasil e do mundo. Aqui você estará atualizado com as notícias dos Festivais folclóricos e eventos populares que acontecem no mundo da cultura popular. Convido a todos a embarcarem comigo nessa longa jornada. Venham fazer parte desse trabalho de pesquisa, valorização e divulgação das nossas tradições e manifestações populares. Sejam bem vindos todos os internautas, folcloristas, artistas, alunos, professores, profissionais, amadores pesquisadores, estudiosos e curiosos. Boa navegação pelo blog. Muito obrigado. Deixem seus comentários e sugestões através do e-mail:clertonvieira@hotmail.com - Professor, Clerton Vieira

C O N V I T E:


Tenho a honra de convidar a todos os amigos especiais como você, para a cerimônia de entrega dos Troféus “Pé de Ouro, Pé de Prata e Pé de Bronze” aos três melhores coreógrafos do IV FESTIVAL INTERNACIONAL DE FOLCLORE DE CRICIÚMA-SC.
O Troféu foi criado em minha homenagem no ano de 2011 e desde então, reconheceu e coroou o trabalho de profissionais coreógrafos participantes desse grandioso Festival Internacional.
Honrarei sempre essa homenagem pela minha profissão de professor, coreógrado e amante da cultura popular. Engajado nos movimentos em defesa das Artes e Manifestações folclóricas do meu país.
A cerimônia de premiação acontecerá dentro da programação do evento / 13 a 15 de setembro de 2012.
Sua presença será de muita importância, indispensável e fará com que essa festa seja completa para mais uma confraternização dos amigos da Cultura e das Artes Populares.
Agradecemos desde já a sua participação pois temos a certeza que irá abrilhantará esse evento !

                           Organizadores do Festival

                   - Professor e coreógrafo; Clerton Vieira
              Membro do Conselho Internacional da Dança
                                     CID - UNESCO

FESTIVAIS DE FOLCLORE CIOFF - EM PORTUGAL



Notícia para os viajantes que valorizam a etnografia, as tradições populares e a cultura lusitana. Os 12 principais festivais de folclore de Portugal estão em fase avançada de preparação, cita a edição actual do jornal mensal Folclore. Os promotores driblam a falta conjuntural de apoios oficiais com mecenato, muita paixão e imaginação.
O Folkfaro terá gentes de África do Sul, Bashkiria, Chipre, Colômbia, Filipinas e Martinica. Já no ribatejano 'Celestino Graça' celebra-se as bodas de ouro com actos solenes e espectáculos dos grupos que mais vezes ali actuaram. Portugal tem 14 festivais folclóricos com o selo de qualidade internacional CIOFF.
Eis o cardápio previsto:
- 4-11 de Julho – 4º Folk Cantanhede, em Cantanhede
- 6-13 de Julho – 12º Cantaréu, em Vila Real
- 15-26 de Julho – 31º Danças do Mundo, em Argoncilhe
- 17-23 de Julho – 35º Festimaiorca, na Figueira da Foz
- 16-26 de Julho – 10º Festitradições, em Penacova
- 24 de Julho-3 de Agosto – 12º Festarte, em Matosinhos
- 26 de Julho-3 de Agosto – 29º Festival Internacional Cidade do Porto, no Porto
- 9-15 de Agosto – 15º Festival Internacional dos Açores, em Angra do Heroísmo
- 15-23 de Agosto – 7º Folkfaro, em Faro
- 31 de Agosto-7 de Setembro – 13º Festival Internacional do Alto Minho, em Viana do Castelo
- 1-5 de Setembro – 6ª Semana Europeia de Folclore, no Funchal
- 2-8 de Setembro – 50º Festival Internacional Celestino Graça, em Santarém