FOLCLORE DE TODOS OS POVOS

FOLCLORE DE TODOS OS POVOS
É tempo de Recomeçar... Amigos das ArtesPopulares, internautas quero saudar a visita de todos neste novo Blog do prof. Clerton Vieira que preparei com todo o carinho para que vocês possam ter cada vez mais informações sobre as novidades do Folclore do Brasil e do mundo. Aqui você estará atualizado com as notícias dos Festivais folclóricos e eventos populares que acontecem no mundo da cultura popular. Convido a todos a embarcarem comigo nessa longa jornada. Venham fazer parte desse trabalho de pesquisa, valorização e divulgação das nossas tradições e manifestações populares. Sejam bem vindos todos os internautas, folcloristas, artistas, alunos, professores, profissionais, amadores pesquisadores, estudiosos e curiosos. Boa navegação pelo blog. Muito obrigado. Deixem seus comentários e sugestões através do e-mail:clertonvieira@hotmail.com - Professor, Clerton Vieira

Carta de presidente da IOV Mundial:




Caros Amigos e Colegas da IOV,
Em nome dos dirigentes recém-eleitos do IOV Gostaria de agradecer por nos dar um novo mandato para conduzir o IOV como uma equipe para o próximo mandato. Tem sido um trabalho difícil para muitos de nós que lá estiveram no passado. Muito do nosso tempo, energia e recursos pessoais foram colocados no trabalho para sustentar a organização. Devemo-lo também para muitos de nossos membros que tenham colaborado em várias atividades e eventos e que, voluntariamente, organizou eventos de grande e pequeno, com sua própria sabedoria e criatividade. Eu tentei dar-lhes crédito na minha apresentação na Assembléia Geral. Para aqueles a quem eu inadvertidamente falharam, peço desculpas. Espero que no futuro você vai fazer uso do site IOV para dizer ao mundo do trabalho que você faz.
Gostaria de agradecer aos nossos organizadores e anfitriões em Praga, o Sr. Zdenek Psenica e Mrnustikova Jarmila, IOV Tcheca, que passou centenas de horas com George Frandsen, Lazar Rina, Dugal Guy e Helga para coordenar a inscrição dos membros para o GA.
Obrigado pela ajuda de Krystina, Chromikova Jarmila e os intérpretes eficientes da universidade em Praga.

Um agradecimento especial para Atty. George Frandsen registrou o maior número de membros em uma montagem, o maior que já teve IOV. Ele também completou o estatuto social, o registro do IOV ao ECOSOC e ao ICH ONG Comitê da UNESCO.
Agradeço a nossos diretores recém-eleitos para aceitar a servir. Eles são:
Secretário Geral – Atty. George Frandsen (EUA)
Vice-Presidentes – Mila Santova (Bulgária)
Ali Abdulla Khalifa (Bahrain)
Rikus Draijer (Holanda)
Emma Chen Hoefler (China)
Secretário – Rina Lazar (Israel)
Tesoureiro – Guy Dugal (EUA)

Posso fechar com um trecho de minhas observações iniciais durante o GA, “Um místico, o Padre Pio de Pietrelcina, Itália, uma vez disse:” Como as pérolas são mantidas juntas por um fio, assim as virtudes são mantidos juntos pela caridade, como as pérolas cair quando as quebras de fio, assim as virtudes são perdidas se diminui a caridade. “
Eu tomei a liberdade de pedir isso e aplicá-la a nós mesmos. ”Como as pérolas são mantidas juntas por um fio, assim, também, são povos unidas pela arte popular, como as pérolas caem quando as quebras de fio, assim, também, que os povos desconectar quando a arte popular diminui.”
Eu encorajo nossos diretores, secretários executivos regionais, chefes de secção nacionais, membros da comissão para assumir a liderança não à luz de poder e autoridade, mas no conceito de liderança como serviço de serviço, para a humanidade, serviço desinteressado para as necessidades das nossas comunidades indígenas , serviço de promoção da cultura popular com a finalidade de fortalecer a identidade das nações com o objetivo de unificar as nações, apesar da diversidade de culturas.
Ao fazê-lo nosso objetivo final é trazer povos juntos pela paz, entendimento mútuo, tolerância, harmonia e respeito um para o outro culturas “.
Obrigada.
Carmen Padilla
Presidente Mundial da IOV

CIOFF - Africa

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA A FOLKLORIADA 2012 CIOFFⓇ

CONHEÇA O CIOFF

CIOFF é uma organização internacional não-governamental cultural (ONG) nas relações consultivas formais com a UNESCO. Criado em 1970, o dever de CIOFF é salvaguarda, promoção e difusão da cultura tradicional e do folclore.
Desde 1970, CIOFF trabalha para a salvaguarda, promoção e difusão da cultura tradicional.Através das suas actividades, CIOFF visa os seguintes objectivos principais:
·        Promover o património imaterial, através de formas de expressão tais como música, dança, jogos, rituais, costumes e outras artes.
·        Servir os objectivos da UNESCO
·        Apoiar as actividades dos seus membros e os de organizações não-governamentais atuando nas áreas do folclore e da herança cultural
·        Servir à causa da paz e da não-violência através da implementação dos objectivos acima
Atualmente, CIOFF membros no mundo inteiro cobre 93 países do Mundo, com 69 Seções Nacionais, 3 membros associados e 21 membros correspondentes.
Estima-se que mais de 1 milhão de pessoas, incluindo mais de 30'000 dança folclore e grupos de música e organizações de artes folclóricas estão associados com CIOFF através de suas Seções Nacionais CIOFF mundial.
 O Conselho
Conselho é o principal organismo do CIOFF. Os membros são:
Comitê Executivo
·        Presidente
·        2 Vice-Presidentes
·        Tesoureiro
·        Secretário-Geral
Comissões
·        Presidente da Comissão Cultural
·        Presidente da Comissão de Festas
·        Presidente da Comissão de Finanças
·        Presidente da Comissão Jurídica
Setores
·        Representante da Ásia-Oceânia Setor
·        Representante do Setor Central Europeu
·        Representante do setor latino-americano
·        Representante do Setor Norte-americano
·        Representante do Setor Norte da Europa
·        Representante do Setor Sul Europeu e Africano
Outros
·        Presidente da Comissão de Coordenação da Juventude
  
   Como se tornar um membro CIOFF?
Associações e Institutos, festivais e grupos, bem como pessoas individuais que atuam no campo das artes populares, a cultura tradicional ou patrimônio intangível pode se candidatar a membro CIOFF quer por nacionais ou internacionais nível de acordo com os critérios mencionados abaixo.
    Em países onde CIOFF já está representada , o formulário de inscrição preenchido é dirigida ao Representante CIOFF nacional . O endereço apropriado, com cópia para o representante do sector relevante é selecionado automaticamente.
    Em países onde CIOFF ainda não está representado , o formulário de inscrição preenchido é dirigida ao CIOFF internacional Secretaria . O endereço com cópia para o representante do sector relevante é selecionado automaticamente.

PRÓXIMOS EVENTOS - CIOFF



PRÓXIMOS EVENTOS

05.05 - 2012/10/05 GEORGIA 
"GOLDEN DOLPHIN - 2012"
05.05 - 2012/05/15 CUBA 
Festival Wemilere de raices Africanas
10.05 - 2012/05/13 ALEMANHA 
Deutsches Kinder-und Jugendtrachtenfest
11.05 - 2012/05/13 ALEMANHA 
Lindentanzfest
11.05 - 2012/05/14 GRÉCIA 
Intern. Childrens Reunião, Karditsa
12.05 - 2012/05/15 ALBÂNIA 
Aulona International Folk Festival
18.05 - 2012/05/20 ESTÔNIA 
Norte Europeu de Primavera do Setor
19.05 - 23.05.2012 ITÁLIA 
Festival Infantil Folk
23,05 - 2012/05/31 MALÁSIA 
Harvest Festival Mundial

IV FESTIVAL INTERNACIONAL DE FOLCLORE DE CRICIÚMA-SC.

Desejo expressar, de início, o meu profundo agradecimento pela homenagem e dizer da honra em ter um troféu de melhor coreógrafo com o meu nome, fazendo parte da História de um Festival Internacional de danças que se impõe até mesmo pelo sucesso que o Festival faz no Brasil. Tenho prazer de conhecer cada um dos organizadores desse grandioso evento, de com eles conviver, criar raízes afetivas de amizade e estima, de saber das suas preocupações e preferências culturais, de partilhar diretamente dos seus sonhos, de viver os seus “momentos de brasilidade vividos”, nas realizações de projetos que enriquecem o Folclore seja ele Nacional ou Internacional, que é o que sente todas as pessoas que conhecem e participam desse festival que é um dos mais organizados do Brasil. Devo dizer, por outro lado, que recebi a convocação-homenagem não apenas emocionado e envaidecido, mas, sobretudo com o respeito que sempre tive pelas manifestações folclóricas de todo o mundo, onde habita os sentimentos mais puros e as reivindicações mais nobres da alma humana na luta por uma Cultura de Paz, solidária, justa e fraterna.Nos aplausos calorosos dos amigos, do público presente e no encantamento da beleza da bela festa de encerramento do Festival, divido o meu sentimento de emoção e alegria junto aos vitoriosos que receberam os troféus Pé de Bronze, Pé de Prata e em especial ao vencedor do Pé de ouro que foi de uma grande surpresa e emoção para mim. O momento do encerramento do III Festival Internacional de Folclore de Criciúma-SC, embora solene, foi de festa e justificada comemoração. Por isso vou limitar-me a cumprimentar toda a Organização que se resume em três pessoas completamente envolvidas e apaixonadas pelo Folclore e as diferentes culturas: Sirlei Chaves, Luciana Borges e o idealizador e produtor do evento o Dr. Júlio Lopes. Parabenizo-os pelo sucesso alcançado e pelo projeto que abraçaram e que já vai para a quarta edição em 2012. Lembro aqui a lição do sábio que fala que: “O mais importante não é a chegada, mas o caminho”. Ao finalizar, deixo meu carinhoso abraço, desejo aos organizadores mais que os merecidos votos de pleno sucesso nos próximos Festivais e deixo-vos uma prece: Que Deus vos ilumine e vos façam felizes.
Clerton Vieira