FOLCLORE DE TODOS OS POVOS

FOLCLORE DE TODOS OS POVOS
É tempo de Recomeçar... Amigos das ArtesPopulares, internautas quero saudar a visita de todos neste novo Blog do prof. Clerton Vieira que preparei com todo o carinho para que vocês possam ter cada vez mais informações sobre as novidades do Folclore do Brasil e do mundo. Aqui você estará atualizado com as notícias dos Festivais folclóricos e eventos populares que acontecem no mundo da cultura popular. Convido a todos a embarcarem comigo nessa longa jornada. Venham fazer parte desse trabalho de pesquisa, valorização e divulgação das nossas tradições e manifestações populares. Sejam bem vindos todos os internautas, folcloristas, artistas, alunos, professores, profissionais, amadores pesquisadores, estudiosos e curiosos. Boa navegação pelo blog. Muito obrigado. Deixem seus comentários e sugestões através do e-mail:clertonvieira@hotmail.com - Professor, Clerton Vieira

Viva o Sertão Paraibano!




A Associação Cultural Pisada do Sertão através do CEC – Centro de Cultura, Esporte e Cidadania realizou no último dia 20/04 uma exposição de atividades realizadas as crianças e adolescentes atendidas no CEC.

Foi uma ação educativa dedicada à integração pais e filhos no qual foram relacionados os temas: Dia Nacional do Livro Infantil por meio de rodas de leitura, contação de histórias, e atividades de incentivo a leitura na biblioteca municipal, o outro tema desenvolvido durante a exposição foi o Dia do Índio, as atividades trabalhadas nesse tema foram resultados da participação da Presidente da ACPS Tamara Soleanne, do Educador José Orlando e da Coordenadora Ana Neiry de Moura no II Fórum Ceará: Cultura e Tradições Indígenas que ocorreu na cidade da Maracanaú – CE, a participação da equipe no evento resultou em muito aprendizado e conhecimento.

A visita a aldeia e o contato com a tribo Pitaguary, sua história, lutas, cantos, rituais, arte, modo de vida e principalmente o conhecimento de mundo e a sabedoria popular dos líderes Cacique Daniel e Pagé Barbosa, tudo isso foi uma lição de vida, eternizados na memória dos participantes.

Assim retornando a cidade de Poço de José de Moura os participantes do II Fórum Ceará, procuraram repassar toda a vivência para as crianças e jovens do CEC, tendo como resultado uma noite cultural de apresentações de danças ao som do ritmo e canto indígena, um verdadeiro Toré Pitaguary sob o luar do sertão da Paraíba.

Agradecemos a todos os organizadores do II Fórum Ceará de Cultura e Tradições Indígenas nas pessoas de Lairton Guedes e Clerton Vieira, o nosso muito obrigado.

 Saudações Culturais!

Ana Neiry de Moura


Querida Ana Neiry,

A cada dia nos encantamos e temos orgulho de estarmos rodeados de pessoas importantes e seletas ao nosso ciclo de trabalho e amizade. Pessoas comprometidas com a nossa Arte e as nossas origens.  Por isso parabenizamos a essa querida e guerreira Ana Neiry, que mostra e prova para o Brasil que no sertão do nordeste a cultura continua viva e verdadeira. E com sua garra determinada de revitalizar nossas raízes, ela consegue realizar com muito esforço um lindo projeto cultural no alto Sertão da Paraíba.

Uma profissional detentora de uma chave mestra, capaz de promover a livre expressão e revelar seus conhecimentos através do talento de todos os que fazem parte do Grupo Pisada do Sertão e de toda a sua equipe de colaboradores.

Parabéns minha querida e o que nos deixa mais feliz é saber que o II Fórum Ceará “Cultura e Tradições Indígenas”  foi importante para ampliar um pouco mais as suas pesquisas. Pois esse era um dos nossos objetivos quando eu e Lairton ainda estávamos projetando e planejando o referido evento.

Com o resultado positivo do Fórum e com o trabalho que você já realizou em sua cidade nos encoraja e nos deixa com muito mais vontade de realizarmos um próximo evento. Melhorando cada vez mais.

Agradecemos a sua presença nesse encontro e reafirmamos que o sucesso do Fórum se deu graças ao brilhantismo da sua participação e ao carinho da sua amizade.

Grande abraço,

Clerton Vieira e Lairton Guedes

 

O Professor Clerton Vieira estará participando da Cúpula dos Povos na Rio+20



Cúpula dos Povos na Rio+20 por Justiça Social e ambiental, em defesa dos bens comuns. O evento acontecerá de 15 a 23 de junho de 2012 -  Rio+20.
Representantes da Cultura Popular também estarão participando desse encontro  mundial na cidade do Rio de Janeiro.

PALAVRAS, DEPOIMENTOS E AGRADECIMENTOS SOBRE O II FÓRUM CEARÁ"CULTURA E TRADIÇÕES INDÍGENAS"




“Cultura é vida; vida é cultura”

“Cultura e Tradições Indígenas” foi o tema escolhido pela comissão de organização do II Fórum Ceará, realizado nos dias 30 e 31 de março e 1º de abril, no estado do Ceará. Foram momentos calorosos e de intensa vivência e discussão cultural.

“Cultura é vida; vida é cultura” foram as palavras usadas pelo Cacique Daniel, da Tribo dos Pitaguaris, um dos palestrantes do evento. Sentado na mesa oficial, no lugar onde, conforme os protocolos, senta “a autoridade mais importante”, o cacique enfatizou a importância de darmos valor à cultura, respeitando as distintas tradições conservadas pelos diferentes povos e nações.

Lembrou a pouca valorização e o desrespeito dos governantes para com aquele que estava nestas terras, muito antes do descobrimento oficial: o índio. “Os povos indígenas continuam como pássaros engaiolados.” Daniel fez um convite a todos os presentes: sejamos mais humanos uns para com os outros. Saibamos respeitar as diferenças. “Preservemos a terra que nos cria e nos recolhe para seu seio eterno.” Vivamos a cultura e deixemos ela permanecer viva entre nós, enriquecendo nossos dias e nossa caminhada. Por fim, lembrou que “podemos ser o que somos, mas não podemos esquecer o que somos.”

Muitos discursos (ou conversas) durante os dias do fórum foram marcados com lágrimas e emoção. Para muitos participantes, em especial índios de diversas tribos, foi o momento de desabafo e de exposição da angústia perante a desigualdade e o pouco caso das autoridades políticas.  “O problema de quem faz a lei é que este não sabe consultar os civis” foi uma das intervenções do Pajé Barbosa. Protestou: “Nossa raízes são enterradas no infinito. Assim, ninguém nunca as achará e nunca serão destruídas.” Além da sua manifestação de insatisfação, o pajé arrancou as palmas dos presentes ao dizer “eu te amo!” para sua esposa sentada na platéia. Frisou a importância deste pequeno gesto, deste ritual necessário no dia-a-dia e tão significativo. Lembrou que é o homem mais rico do mundo, pois tem tudo o que precisa: a terra, a comida, a casa, o amor e a felicidade. 

Professores e historiadores também deixaram sua participação, através de diferentes assuntos que abordassem o tema. O destaque, porém, ficou para os índios. Visivelmente foram perceptíveis suas manifestações sinceras em prol dos direitos iguais e da preservação cultural. As falas eram emocionantes, instigando a reflexão de todos os estudiosos e pesquisadores presentes. 

Quando um dos palestrantes dirigiu-se ao cacique, dizendo: “Tenho muito respeito por você”, quando o prefeito da cidade de Maracanaú, sede do fórum, curvou-se diante do cacique e quando o pajé foi abraçado por um historiador, fiquei transtornado, sendo que meu interior questionava: “Oh, meu Deus! Qual foi o problema dos seres humanos há mais de 500 anos quando, com suas engenhosas embarcações aportaram nestas terras, destruindo lares, sonhos e tradições? Oxalá tivessem respeitado os ideais e culturas vivas entre esta imensa selva! Oxalá tivessem se curvado diante dos donos destas terras! Oxalá tivessem se cumprimentado e se abraçado!” Quem sabe não teríamos tanta “bagunça política” rondando o tal do crescimento da nação. Quem sabe se a história oficial do Brasil tivesse iniciado com abraços, com respeito e com pequenos gestos de amor ao irmão, teríamos um país mais rico culturalmente, pois teríamos um povo cultural, com idéias culturais e compreensão diante da necessidade de preservação e valorização das distintas manifestações culturais.

É por isso e por outras que o Pajé Barbosa, dirigindo-se a um dos historiadores, pode falar com propriedade: “Temos vontade em ajudar vocês!”. Pesquisar a cultura de um povo não é vivê-la.

link:


********************************************************************************



Estimados Clerton e Lairton
É com prazer que acusamos o recebimento do vosso relatório, o qual demonstra o comprometimento de pessoas que se preocupam, com os caminhos da nossa cultura.
Parabéns pela iniciativa, a entidade ABrasOFFA se coloca a disposição para apoiar eventos que apoiem e preservem as manifestações culturais.

Atenciosamente,

Helena Lourenço
Secretaria ABrasOFFA


****************************************


- Iniciativa jovens lideranças comunitários



Prezados Senhores,
Lairton Guedes e  Clerton Vieira

Venho por esta respeitosamente comunicar como índio de Gameleira cidade de 28 mil habitantes que estou impressionado com a qualidade do evento realizado através de suas iniciativas junto a Prefeitura desta cidade onde ocorreu o 2° fórum de cultura indígena. Venho de coração dizer; que vocês dois deram a voz a nosso povo junto a prefeitura desta cidade do estado do Ceará.
Isto é de muita nobreza! Parabéns mesmo vocês ganharam um fã da cidade de Gameleira dando voz o povo indígena. Mesmo não tendo ido iniciativa jovens lideranças de Gameleira fica nosso aplauso. Pois eu tinha desejo de chegar ao fórum de ter direito a voz
ao microfone para falar do nosso patrimônio Alto Francisco Pinto um morro histórico lindo lindo!  Em nossa cidade da mata sul Pernambucano.
Vocês  estão de Parabesnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnn
Gameleira Mata Sul Pernambucana
Iniciativa jovens lideranças comunitários

************************************************************



Olá amigos!
Minhas felicitações aos organizadores do II Forum Ceara   “Cultura e Tradições Indigenas" Meu beijo ao Lairton e Clerton.
Parabens a todos os envolvidos. Fortaleza é linda demais....A recepção do Grupo Txai foi um exemplo. Maracanaú é show...O Prefeito, os da comissão organizadora, todos de parabéns ...Mas que brilha sempre é o José Maria Almeida que como disse o Prefeito é o cara em Maracanaú. Os indios PITAGUARY me ganharam pra sempre. Matei a saudade de muitos secretários e subsecretários que revi...e lamento aos que não foram que perderam a oportunidade de me encontrar de novo e felizzzzz porque eu sou showwwww kkkkkkkkkkkkkkkk
beijos a todos.

Sirlei Chaves


Ceará Terra da Luz Terra de Gente hospitaleira! Terra da Luz do Sol do Amor! Cem por Cento brasileira.



Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda cabocla
De riso na boca zomba no sofrer
Não nego meu sangue, não nego meu nome
Olho para a fome, pergunto o que há?
Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
Sou cabra da Peste, sou do Ceará.

Patativa do Assaré

ATENÇÃO: COMUNICADO URGENTE!




GRUPOS DE DANÇAS FOLCLÓRICAS DO BRASIL INTERESSADOS EM PARTICIPAR DO FESTIVAL INTERNACIONAL DE FOLCLORE DA ESPANHA.

- FESTIVAL -  "DOS HERMANAS”
- PERÍODO: DE 27 DE JUNHO À 03 DE JULHO DE 2012 NA ESPANHA.

- CONTATOS: CLERTON VIEIRA
FONE: 11- 8539-2315


ENVIAR CURRÍCULO COM ENDEREÇO COMPLETO DO GRUPO E NOME DO RESPONSÁVEL COM 3 FOTOS DO GRUPO EM JPG.

AGRADECIMENTO A TODOS PELA PRESENÇA, PARTICIPAÇÃO E APOIO AO II FÓRUM CEARÁ "CULTURA E TRADIÇÕES INDÍGENAS"




Prezados Amigos (as)
 
É com grande alegria e satisfação que viemos por meio deste agradecer a presença de todos no II Fórum Ceará “Cultura e Tradições” especialmente os palestrantes, os amigos convidados que vieram de vários estados do Brasil, ao público cearense e a presença fundamental dos índios Pitaguary.
 
Foi um encontro realmente especial. Sem sombra de dúvida, atingimos um dos nossos objetivos que é divulgar com aprendizado as nossas riquezas culturais
oportunizado por Antropólogos, historiadores, pesquisadores e folcloristas por meios de palestras, debates e vivência de campo nas terras dos Pitaguary.

Este evento se concretizou com o apoio da Prefeitura da cidade de Maracanaú, com a realização da Fundação Cultural da cidade e a ajuda e cooperação dos voluntários, em sua maioria, pelos integrantes da Cia Txai de Danças Populares. Além do apoio Cultural de várias Instituições que demostraram interesse e sensibilidade com a importância do evento para estudos de conhecimentos das nossas origens culturais.  Ressalto em especial o apoio dado pelo CIOFF-Brasil – Conselho Internacional de Organizadores de Festivais de Folclore, Instituição mundial que trabalha Por uma Cultura de Paz, através da sua presidente a senhora Socorro Maciel, que ao apreciar o referido projeto, de forma imediata aprovou dando-nos de uma forma indireta um conceito de evento internacional pela ampla divulgação do CIOFF no mundo.
Todos os nossos apoiadores foram maravilhosos dando-nos todos os suportes de apoio entre alguns deles cito a FUNAI, MINC, ABRASOFFA, COMISSÃO CEARENSE DE FOLCLORE, ASSOCIAÇÃO INDÍGENA DO CEARÁ, ERNANITUR, entre outras.·.

Agradecemos aos amigos que vieram de Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraíba, Alagoas, Pará, Santa Catarina e outras cidades do Brasil e todas as etnias indígenas. Ainda em tempo, pela parceria e contribuição de ótimas energias dadas pelos índios Pitaguary.

Foram realmente três dias maravilhosos e perfeitos de troca, partilha e profunda conexão com a essência da energia e espiritualidade dos índios Pitaguary.  E isso nos deixa mais e mais entusiasmados e firmes no propósito para realização de mais eventos como este em todo o Brasil.
 
Agradecemos de coração a cada conhecimento que foi compartilhado e a cada pessoa que fez parte de todo esse grande encontro.
 
Um Grande Abraço a todos,
Clerton Vieira e Lairton Guedes
Professores e Organizadores do evento  




O SECRETÁRIO NACIONAL DA IOV BRASIL ENTREGA A PRESIDENTE DA IOV-BRASIL A CARTA DEIXANDO O CARGO A DISPOSIÇÃO.


Senhora Presidente da IOV-Brasil,
Terezinha Miquilin
Como cearense tenho o sentimento de brasilidade. E foi esse sentimento que me levou em 2010, a trabalhar para que o Brasil abraçasse e conhecesse o significado e os objetivos da IOV no Brasil. Uma instituição que tem a senhora à frente na condução das esperanças de uma maior divulgação das manifestações culturais e dos artistas populares para o mundo. 
Tenha a certeza, que hoje é uma grande honra servir a IOV.
Na condição de Secretário Nacional, procurei cumprir com as obrigações e objetivos sob sua coordenação. Ao contrário de ser uma pessoa não confiável e infiel como assim à senhora falou ao meu respeito. 
Tratar com carinho, amor e credibilidade todos os filiados voluntários, ter um cuidado com a infra-estrutura da Instituição, prestigiar e se fazer presente em workshops, oficinas, cursos, palestras, congressos, seminários, exposições, feiras, viagens em eventos e Festivais e manifestações folclóricos pelo Brasil, independente de serem vinculados ao IOV, foi uma das principais, senão a principal atividade espontânea que procurei fazer com a finalidade de manter intercâmbios, convênios e filiações. Fazendo uma divulgação da instituição pelo Brasil.
Hoje, tenho a satisfação de informar que este processo teve um grande resultado. O conjunto do nosso trabalho, que passou e continua passando por um processo de grande reordenamento de gestão, mostrou para o Brasil uma Instituição que era desconhecida no país.
Com trabalhos simplificados, passei a publicar na internet com toda transparência para o povo brasileiro o trabalho realizado pela IOV Mundial e que o Brasil tinha uma nova representante que montou uma diretoria que acreditava na força da Cultura e das manifestações populares. Tudo isso nos ajudou a alcançar um resultado concreto.
Como secretário nacional, procurei no primeiro momento descentralizar o meu trabalho, convidando uma equipe de personalidades do mais alto nível Cultural e social, pessoas amigas, que foram selecionadas minuciosamente pelo trabalho popular que desenvolvem em seus estados e municípios.
Esse resultado é demonstrado de forma clara, pois atingir meu principal objetivo em trabalhar e poder contar com essa seleta equipe de secretários que hoje são filiados e integram à diretoria da IOV Brasil.
A presença da senhora na presidência dessa instituição foi que me encorajou por fazer muito mais pela cultura popular brasileira, por isso me prontifiquei ao cargo de vice-presidente, pois sabia que tinha competência para um trabalho que sabia que poderia realizar.
Com a consciência de haver trabalhado sem descanso na busca de nossos objetivos, quero comunicar-lhe da minha decisão de deixar meu cargo de Secretário Nacional à disposição.
O motivo de deixar o cargo a disposição se dá pela impossibilidade de diálogo e um trabalho produtivo com a atual secretária da presidente, o que vem limitando consideravelmente a minha atuação no cargo de Secretário nacional desta renomada Organização.
Gostaria de deixar claro, que essa decisão não está sendo tomada por razões de descrédito de uma organização que faz um trabalho sério e respeitado no mundo inteiro e sim por questões, conforme citado anteriormente.
Atesto que fiz tudo da melhor maneira para realizar um trabalho digno e eficaz, tendo como base experiências de grupos, organizações de eventos, festivais e Associações folclóricas por onde trabalhei.
Agradeço a participação e principalmente o apoio que sempre tive de todos os amigos secretários e subsecretários de estados e municípios.
Na IOV tive mais uma oportunidade de enriquecer a minha vida com uma experiência ímpar e inesquecível de aprimoramento cultural, profissional, espiritual e acima de tudo humano. 
Saiba que levarei destes dois anos fortes e boas lembranças. O convívio de trabalho com a IOV reafirmou a admiração que lhe endereço e contribuiu para o amadurecimento da minha personalidade.
Devo também dizer que sigo acreditando nos objetivos da IOV e continuarei o meu trabalho em outras ONGs, instituições, associações com a mesma confiança, garra, força de vontade e amor que dediquei à IOV-Brasil.
O meu trabalho com a cultura popular e as manifestações folclóricas brasileiras, continuará sendo uma das metas fundamentais dentro dos meus objetivos de vida. “Por Uma Cultura de Paz” e não a violência.
Fico à disposição desde já para alguma instituição que reconheça, confie e acredite que eu possa contribuir, somar e acrescentar realizando um trabalho com diálogo, entrosamento e harmonia, entre todos os departamentos.
Agradeço pelos dois últimos anos frente à Secretaria Nacional. Ficarei à disposição como membro da IOV-Brasil, para projetos futuros sob outras condições.
Conte sempre comigo, como amigo, pois nossos laços de companheirismo vêm muito antes da IOV e uma amizade quando verdadeira não morrerá jamais. 

Aceite o empenho da amizade e a minha admiração,
Clerton Vieira
Secretário Nacional IOV-Brasil
Reg. 4331.
BALANÇO GERAL DA SECRETARIA NACIONAL IOV BRASIL
2010 / 2012

Mudar sempre. E sempre para melhor.
Para continuar tendo sua participação, colaboração e apoio nos nossos ideais.

As mudanças assinalam as etapas de um caminho. E, apesar de algumas vezes resistirmos a elas, as mudanças sempre acontecem, como resultado natural do processo de evolução. Cabe a nós fazer com que as mudanças sejam as mais benéficas e produtivas possíveis. E o mais importante: que sejam aceitas e assimiladas por todos os envolvidos.

Em março de 2010 quando assumi o cargo de Secretário Nacional da IOV Brasil, procurei traçar um plano de mudanças que incluísse não somente o alinhamento de uma forma brasileira da logomarca como um conjunto de medidas estratégicas onde o primeiro passo tomado foi à descentralização dos trabalhos e obrigações da Secretaria Nacional.

Convoquei através de convites informais, alguns amigos para embarcarem comigo nessa jornada de trabalhos. Os convites foram se ampliando e no mês de maio do mesmo ano, passaram a ser formalizados de formas documentadas, autenticadas e registradas pela IOV Nacional e Mundial. Assim, conseguir reunir um grupo de amigos, amantes do Folclore e das Artes Populares de várias regiões do Brasil.

Em um curto espaço de tempo já tínhamos uma seleta equipe de novos membros voluntários. Os que iniciaram foram os Secretários do estado do Ceará, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraíba, Rio de Janeiro, Sergipe e Pará. Contávamos também com outros voluntários que vieram compor a referida equipe de subsecretários municipais nas cidades de: Criciúma, Fortaleza, Belém e Nova Petrópolis. Uma equipe de personalidades ilustres que eram e continua envolvidas de uma forma direta ou indireta com a Cultura Popular de suas regiões, visando ao crescimento e à expansão geográfica da IOV-Brasil que na época passava por um processo de transição junto à nova direção, assumida pela professora Terezinha Miquilim como nova presidente.

Hoje somos uma equipe de 30 representantes entre Secretários e Subsecretários com registro documentado e 12 novos parceiros que estou avaliando e trabalhando para em breve mantermos contatos e formalizarmos convites para em seguida encaminhar para que a presidente Terezinha Miquilim possa prosseguir com a documentação oficial dos novos representantes IOV no Brasil.


Grandes convênios de parcerias:

Prossegui com os contatos informais e convidei os organizadores dos maiores Festivais Internacionais de Folclore do Brasil, para uma aliança de participação, parceria e filiação. Festivais genuinamente do Brasil e famosos mundialmente. (Nas cidades de Nova Petrópolis-RS e Criciúma/SC). Na sequencia desses diálogos de propostas informais com o Secretário Nacional, vieram os tratados formalizados dos convênios e parcerias realizadas entre a presidência da IOV-Brasil Prof.ª Terezinha Miquilim com os respectivos organizadores desses Festivais que fazem parte do roteiro da Cultura Popular brasileira.
- Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis – RS.
- Festival Internacional de Folclore de Criciúma - SC.
Esses Festivais vieram acrescentar o calendário oficial da IOV Mundial e abrilhantar o circuito de Festivais no Brasil.
                    
- Acontecimento histórico para as manifestações folclóricas e as Artes populares no Brasil.

Em conversa com a Senhora Socorro Maciel, (colega e companheira desde 1984) chegamos a uma conclusão que uma parceria e convenio entre CIOFF (Conselho Internacional dos Organizadores de Festivais Folclóricos) e IOV (Organização Internacional de Folclore e Artes Populares).
Em agosto de 2010 no Festival Internacional de Folclore do CIOFF em Caruaru-PE esse acordo informal foi concretizado numa conversa entre a Presidente da IOV-Brasil Terezinha Miquilim e Presidente do CIOFF-Brasil, Senhora Socorro Maciel, nas presenças do secretário Geral IOV-Brasil Sr. Manuel Miquilim e o secretário Nacional – Sr. Clerton Vieira.
Momento histórico entre duas grandes Instituições Internacionais que trabalham por uma Cultura de Paz e não a Violência.

 - I Encontro Sul Americano da IOV e 1º Seminário de Folclore e Artes Populares IOV.

Ainda em 2010 negociei diretamente com a secretária do Dr. Júlio Cesar Lopes, Sra. Sirlei Chaves, (Organizadores do Festival Internacional de Folclore de Criciúma), sobre propostas para se realizar na cidade de Criciúma o primeiro encontro com os Secretários junto ao 1º Seminário de Folclore e Artes Populares IOV America do Sul.
O evento aconteceu paralelo ao II Festival Internacional de Folclore nos dias 10 e 11 de setembro do mesmo ano.
Foi o primeiro evento da IOV-Brasil sob a nova gestão da professora Terezinha Miquilim. Um evento realizado com muita eficiência, organização e competência. O sucesso desse encontro foi marcante, pois devemos aos
organizadores da equipe do Dr. Júlio Cesar Lopes presidente do Festival de Criciúma, que acreditou na seriedade da instituição e atendeu com muito carinho minha solicitação, realizando esse evento marcante da IOV na cidade de Criciúma em Santa Catarina com muita hospitalidade.

2011 – Realização no I Fórum IOV-Ceará de Folclore e Artes Populares.

Em março de 2011 o Secretário IOV do estado do Ceará o Sr.Lairton Guedes e o Secretário Nacional da IOV organizaram e realizaram o I Fórum IOV-Ceará de Folclore e Artes Populares. Evento que reuniu grandes personalidades da Cultura do Estado e municípios do Ceará, entre os participantes estavam o Secretário de Cultura do Estado do Ceará. Secretária de Cultura da cidade de Fortaleza ente outros secretários de municípios. Participação especial da Presidente da Comissão Nacional de Folclore - CNF. Presidente da Comissão Cearense de Folclore - CCF. Presença especial de secretários da IOV dos Estados de Minas Gerais, Rio grande do Sul, Pernambuco, Pará e Alagoas. Na oportunidade desse evento no estado do Ceará aconteceu a primeira reunião geral de secretários da IOV-Brasil.
Os participantes desse fórum confirmaram em depoimentos que este encontro foi bem elaborado em todos os pontos estratégicos, desde o serviço de receptivo às hospedagens. Todos os participantes desse encontro foram recebidos com a hospitalidade peculiar do povo cearense com o complemento do carinho indiscutível do Secretário IOV-Ceará o Sr. Lairton Guedes que abraçou a idéia do projeto do Secretário Nacional para a realização desse evento que ocorreu com muita competência, eficiência e muita categoria num clima total de harmonia e confraternização. Momento onde comemoramos um ano da IOV-Brasil na nova gestão.

- Momento marcante para a IOV-Brasil no I Fórum IOV-Ceará de Folclore e Artes Populares. (Março/11)

O Secretário Nacional articulou e agendou o encontro da presidente da IOV, Sra. Terezinha Miquilim com a presidente da Comissão Nacional de Folclore Sr.ª Lourdes Macena para que a IOV-Brasil tivesse oportunidade de esclarecer sobre a missão e os objetivos gerais e específicos da IOV no Brasil e no mundo. Para que se fizessem mais uma parceria de união entre as duas Instituições. A partir de então a IOV Brasil passou a ter também o apoio da Presidente da CNF.
Assim concretizamos mais um avanço na divulgação dos nossos trabalhos junto a Comissão Nacional de Folclore que é uma Instituição também filiada à UNESCO. Isso prova que só poderemos crescer, se nos unirmos em parcerias com todas as entidades que trabalham por uma mesma causa e pelos mesmos objetivos.

Tenho consciência das falhas que acontecem em alguns trabalhos, mas procuro executá-los com as melhores das intenções. Infelizmente às vezes o tempo me limita e tantos assuntos importantes para todos, ficam pendentes para uma nova oportunidade onde possamos estar juntos com a grande maioria dos secretários. Procuro aprender todos os dias através de alguns erros ocorridos. Garanto a todos que, em quaisquer circunstâncias, sou e serei sempre o mesmo Clerton Vieira. Transparente, comunicativo, amigo e a disposição para colaborar em tudo que todos os companheiros precisarem e tiver ao meu alcance. Pretendia assim continuar o meu trabalho junto aos Secretários de estados e municípios.
             
- Agosto de 2011 - Reunião do Secretário Nacional com os Secretários e Subsecretários ocorrido junto II Encontro Sul Americano da IOV em São Bernardo do Campo-SP, foi à sede da grande reunião da Secretaria Nacional da IOV com os secretários de estados e Subsecretários dos municípios do País. Nesse encontro, tivemos uma oportunidade única de nos conhecermos pessoalmente e nos confraternizarmos, concretizando assim um elo de união e novas amizades. Sabermos que somos importantes e que todos nós somos o fortalecimento e a base da Instituição no Brasil.

Avaliação Geral da reunião da secretaria – (Resultado geral da avaliação)
- Resultado: (O tempo determinado para a reunião não foi satisfatório dentro do evento).

Concordo plenamente com o resultado da avaliação. Faltou tempo adequando para iniciarmos idéias e propostas concretas e outros temas da pauta que elaborei especificamente para discussão com todos. Enfim... Confesso que tentei o máximo possível por um espaço de tempo necessário para esse encontro dentro do evento, mas por motivos internos da organização não me foi concedido o tempo que havia solicitado. Por esse motivo as minhas expectativas nesse encontro tão precioso, também não foram atingidas. 
Pelo lado positivo conseguimos saber o que cada secretário e subsecretário faz e representa em seus estados e suas cidades. O currículo cultural de cada filiado e uma verdadeira reunião de confraternização e a celebração de novas amizades.

IIl FEIRA E CONGRESSO DE ONGs BRASILEIRAS

Para fechar o ano de 2011.
Através de contato com produtores, escrevi a IOV-Brasil na III FEIRA E CONGRESSO DE ONGs BRASILEIRAS e a IOV-Brasil foi selecionada para participar da maior feira brasileira para o terceiro setor, a ONG Brasil que aconteceu de 15 a 17 de dezembro no EXPOR CENTER NORTE em São Paulo - SP.
Um evento que propicia parcerias troca de experiências e também oferece a oportunidade ao visitante de comprar artigos produzidos em oficinas de ONGs que tem o artesanato como geração de renda. No ano de 2012, gostaria de contar com a participação dos estados e municípios brasileiros nessa feira, apresentando seus trabalhos de artesanato e danças.

ENCERRAMENTO DE 2011

Hoje, passado dois anos considero que, o meu trabalho frente à Secretária Nacional foi realizado com empenho, seriedade e dedicação. Acredito que posso e ainda tenho muito a fazer e para isso preciso expor e compartilhar minhas idéias com todos os que fazem parte dessa secretaria como representantes em todas as regiões do Brasil. Assim como é de suma importância que eu venha a conhecer os projetos de todos vocês que fazem parte dessa secretaria. Afinal somos uma equipe de amigos e mais uma vez repito a frase de uma música que diz: “Nós podemos tudo! Nós podemos mais”.

 - IOV-BRASIL NAS REDES SOCIAIS

- Agradecimento aos amigos das redes sociais; os amigos do Orkut da IOV-Brasil que já chegamos a 500 amigos. Do Facebook que já passam de 600 e o sucesso do Blog que já estamos atingindo 18.000,00 visitantes que curtem e acompanham às notícias e informações do Secretário Nacional.

Por fim,  planejei um ambicioso plano de trabalho para a nossa Secretaria nacional para o ano de 2012 junto a vocês e com a chegada de novos representantes de estados e municípios. 

Além dos já anunciados festivais, aguardamos com expectativas a realização do Festival Internacional de Folclore de Minas Gerais, organizado pela nossa querida Secretária Jacqueline Pimenta. Estou sempre à disposição de todos para qualquer esclarecimento ou dúvidas. Lembrem se que somos um grupo de amigos e fazemos parte de uma mesma família com o sobrenome de Cultura Popular.

Tudo fiz para continuar tendo você como nosso colaborador e o mais importante: garantindo a sua participação em tudo que foi relacionado a trabalhos da Secretaria Nacional.  Trabalhar com transparência e em parcerias esse foi um dos principais objetivos.

Em março de 2012 produzi e realizei  em parceria com o Secretário da IOV do Estado do Ceará um grande evento cultural que foi o II Fórum Ceará “Cultura e tradições Indígenas” apesar da IOV Brasil  não aceitar que fosse um evento da IOV e nem autorizar o uso da Logo marca da IOV e  mesmo se pagando o valor referente ao preço de um Festival essa autorização foi negada, Graças a credibilidade de todas as outras instituições apoiadoras o Fórum aconteceu com muito sucesso, com o apoio cultural da IOV-Secção/Ceará.
Deixo um grande abraço a todos os amigos que conquistei durante esses dois anos na direção da Secretaria Nacional da IOV Brasil.  Espero que a minha amizade por todos os Secretários e subsecretários continue para sempre pois o meu carinho por todos seré o mesmo de sempre pois todos vocês já fazem parte do meu ciclo de maiores amigos e porque não dizer de irmãos de coração que Deus colocou na minha vida.  
Estaremos sempre unidos por uma Cultura de Paz.

AMIGO PARA SEMPRE,
Clerton Vieira