FOLCLORE DE TODOS OS POVOS

FOLCLORE DE TODOS OS POVOS
É tempo de Recomeçar... Amigos das ArtesPopulares, internautas quero saudar a visita de todos neste novo Blog do prof. Clerton Vieira que preparei com todo o carinho para que vocês possam ter cada vez mais informações sobre as novidades do Folclore do Brasil e do mundo. Aqui você estará atualizado com as notícias dos Festivais folclóricos e eventos populares que acontecem no mundo da cultura popular. Convido a todos a embarcarem comigo nessa longa jornada. Venham fazer parte desse trabalho de pesquisa, valorização e divulgação das nossas tradições e manifestações populares. Sejam bem vindos todos os internautas, folcloristas, artistas, alunos, professores, profissionais, amadores pesquisadores, estudiosos e curiosos. Boa navegação pelo blog. Muito obrigado. Deixem seus comentários e sugestões através do e-mail:clertonvieira@hotmail.com - Professor, Clerton Vieira

O SECRETÁRIO NACIONAL DA IOV-BRASIL PARTICIPA DESTE IMPORTANTE EVENTO INTERNACIONAL E REPASSA O CONVITE A TODOS OS FILIADOS IOV INTERESSADOS NOS ESTUDOS E PESQUISAS JUNTO AOS GRANDES MESTRES DO MUNDO QUE ESTARÃO REUNIDOS NA CIDADE DE LIMOEIRO DO NORTE NO CEARÁ. DIAS 01 - 02 - 03 -04 E 05 DE DEZEMBRO DE 2011. UM VERDADEIRO E AUTÊNTICO ENCONTRO DO FOLCLORE E DAS MANIFESTAÇÕES POPULARES DO BRASIL E DO MUNDO.

CONVITE E INFORMAÇÕES SOBRE O EVENTO DA COMISSÃO CEARENSE DE FOLCLORE

A Comissão Cearense de Folclore celebrou as manifestações
do Ciclo Natalino com a realização do VI Encontro Mestres do Mundo

O Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura do Estado, em parceria com a Comissão Cearense de Folclore e Prefeitura Municipal de Limoeiro do Norte, realizou no período de 1° a 4 de dezembro, o VI Encontro Mestres do Mundo.

Uma promoção e visibilidade necessária aos mestres e grupos da cultura tradicional do Estado do Ceará, consolidando o programa de preservação do patrimônio imaterial através dos Tesouros Vivos da Cultura e foi realizado na Região do Vale do Jaguaribe, tendo como sede a cidade de Limoeiro do Norte (CE).

O encontro se agregou às festividades do Ciclo Natalino e mostrou em suas   manifestações e valores cultuados neste período do ano com as características principais de sua temática. Com o tema Autos de Natal, a perspectiva do VI Encontro Mestres do Mundo foi evidenciar um natal nordestino através dos saberes e fazeres nascidos do gênio do povo e de sua oralidade.

Assim, além das expressões deste ciclo festivo, o Encontro também abriu espaço para as manifestações de outros mestres e grupos tradicionais, mantendo sua característica de momento de confraternização, troca de experiências e valorização daqueles que guardam nas práticas culturais cotidianas e na memória os principais valores de nossa tradição cultural.

Atividades
Manhã:   Rodas de Mestres (Das Mãos / Artesanato, Do Sagrado / Espiritualidade, Do Corpo / Dança, Da Oralidade / Poesia Popular, Dos Sons / Música e Lutheria)

Tarde:     Relato dos Mestres
Seminário Discutindo Políticas Públicas para o Patrimônio Cutural
(Tema: Diálogos sobre Afrobrasilidades)

Noite:    Apresentações dos Mestres (Locais, Regionais, Nacionais e Internacionais)
Prezados amigos,
informamos que estão disponíveis as inscrições para o Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis - RS, edição de número 40. Solicitamos que os interessados realizem sua inscrição, após leitura do regulamento, até o dia 23 de dezembro de 2011, pelo site www.festivaldefolclore.com.br

Um abraço,

Paulo Roberto Staudt
Diretor do Departamento de Projetos Especiais
Prefeitura Municipal de Nova Petrópolis
Subsecretário - IOV-Brasil

EXERCÍCIO DE VIDA!!!

Queridos amigos,
A convivência com as pessoas é a única possibilidade que temos para concretizarmos o mandamento ensinado por Jesus que é de amarmos ao próximo como a nós mesmos.
Quando exercemos o mandamento aprimoramos nossos atos, palavras e pensamentos. Esse resultado é que nos qualifica, fazermos ao próximo o mesmo que desejamos para nós.
Precisamos aprender e treinar para podermos representar uma influência positiva, hamoniosa e
desejável para as pessoas de nosso convívio.

Colhemos aquilo que semeamos.
Elogiar oferece um impacto significativo no relacionamento ao contrário da crítica que na verdade afasta.
A iniciativa para estabelecer vínculos de amizade deve ser nossa.

Que tal refletirmos um pouco nesses últimos dias de 2011 ?
Grande abraço e até breve.

Clerton Vieira