FOLCLORE DE TODOS OS POVOS

FOLCLORE DE TODOS OS POVOS
É tempo de Recomeçar... Amigos das ArtesPopulares, internautas quero saudar a visita de todos neste novo Blog do prof. Clerton Vieira que preparei com todo o carinho para que vocês possam ter cada vez mais informações sobre as novidades do Folclore do Brasil e do mundo. Aqui você estará atualizado com as notícias dos Festivais folclóricos e eventos populares que acontecem no mundo da cultura popular. Convido a todos a embarcarem comigo nessa longa jornada. Venham fazer parte desse trabalho de pesquisa, valorização e divulgação das nossas tradições e manifestações populares. Sejam bem vindos todos os internautas, folcloristas, artistas, alunos, professores, profissionais, amadores pesquisadores, estudiosos e curiosos. Boa navegação pelo blog. Muito obrigado. Deixem seus comentários e sugestões através do e-mail:clertonvieira@hotmail.com - Professor, Clerton Vieira

Quem somos ?

Somos um povo.
Porém com tantos
Jeitos, trejeitos, caras,
caretas, cores.
Bandeiras, sentimentos, sotaques.
Esse é a nossa beleza!
IOV-BRASIL

CONVITE

I Fórum IOV-BRASIL de Folclore e Artes Populares do Ceará.

18 e 19 de março de 2011.

           A IOV-BRASIL- Organização Internacional de Festivais Folclóricos e Artes Populares e a Secretaria da IOV do Estado do Ceará convidam secretários de cultura, representantes da cultura e das Associações de artes populares do Estado do Ceará, grupos de danças folclóricas de todas as categorias e gêneros, teatros populares, artesões, gestores municipais e estaduais, representantes de eventos do SEBRAE, estudiosos e demais interessados para o I Fórum IOV-BRASIL de Folclore e Artes Populares do Ceará que se realizará na Casa de Juvenal Galeno, no Centro, em Fortaleza CE.
          A IOV-BRASIL é realizadora e organizadora de Festivais Nacionais e Internacionais de Folclore no Brasil e é uma organização mundial de pessoas e instituições que trabalham no documento de preservar e promover todas as formas de arte popular. Trata-se se uma ONG sem fins lucrativos com relações operacionais com a UNESCO e que faz intercambio de grupos entre os países.
          Neste evento contaremos com a palestra de várias personalidades atuantes no cenário atual do Folclore Nacional e Internacional, tais como a Prof Terezinha Pasqualini Miquilin, atual presidente do IOV Brasil e Secretária Executiva da IOV América do Sul.
          Em um segundo momento, realizaremos workshops sobre a IOV, tal como a forma que a IOV poderá ajudar a todos com seus projetos e demais atividades.
         As inscrições deverão ser realizadas preferencialmente até o dia 04 de março de 2011, pelo email contato@iovamericadosul.com, às 17h, informando nome, RG, entidade e a localidade de origem.
Maiores detalhes e inscrição através do site www.iovbrasil.com no link do IOV - Ceará
Contamos com a participação de todos!
IOV-BRASIL


Jornal Diário do Nordeste. Quinta-Feira 20/1/2011

Jornal Diário do Nordeste. Quinta-Feira 20/1/2011
RAÇA BRASIL
Uma viagem pelo folclore
 A Companhia de Dança Txai resgata o folclore brasileiro no Ceará ao apresentar um espetáculo que harmoniza dança, música e cores e emociona.

 No espetáculo Raça Brasil, o desfile das danças típicas brasileiras

 ganha graça e leveza com o figurino esmerado e o sorriso cativante das dançarinas
FOTOS: DIVULGAÇÃO
 A dança é mais que um ritmo exato. É a expressão da nossa alma. É um "quê" de contentamento do corpo que as palavras não conseguem expressar. Desde 2003, a companhia de dança cearense Txai se veste de cores e emoção e expõe a porção mais bela da alma brasileira num espetáculo imperdível para quem visita Fortaleza e quer muito mais do que apenas sol e praia. Quer mergulhar na alma do povo do lugar. Os dançarinos da Txai proporcionam mais que isso: desnudam todo o Brasil através da dança, relevando a riqueza do folclore nacional.

Com concepção e coreografia de Lairton Guedes, diretor da Txai, o espetáculo Raça Brasil é uma verdadeira viagem pela cultura popular brasileira. A música, às vezes suave, outras mais agitada, ao ritmo do povo de cada Estado do País, rege a dança.

Dançarinos e dançarinas enchem o palco da Choperia Lupus Bier, na Praia de Iracema. Vestidos de cores, sem abrir mão das caracterizações típicas, bailam harmoniosamente. Seus corpos dizem o que as palavras não podem dizer. A iluminação especial realça o figurino e oferece matizes.
A música começa e anuncia a entrada dos bailarinos. A surpresa é geral. Surge uma Carmem Miranda que, como a original, não dispensa os dançarinos com camisas listradas. É o início da viagem folclórica, um evento único no Ceará que resgata a cultura popular e valoriza o talento dos artistas da terra.
Durante cerca de 90 minutos, bailarinos e bailarinas de revezam no palco, apresentando, com leveza e harmonia de movimentos, quadros com danças típicas de várias regiões do Brasil.

Depois de cativar o público, a Carmem Miranda sai de cena e sobe ao palco o Maracatu cearense, com seu ritmo cadenciado e suas roupas luxuosas. O público participa da dança, que mais parece um ritual, e é convidado a coroar a rainha de rosto pintado de preto, demonstrando o falso negrume.
A viagem continua e chega a hora do Samba de Roda. Com músicas imortais, a Txai homenageia o Estado com maior público na casa e apresenta mais danças. Na sequência, ocupam o palco o samba, do Rio de Janeiro, o carimbó do Pará e as danças gaúchas do Rio Grande do Sul.

A cada manifestação cultural, o público é convidado a subir ao palco e entrar no ritmo, onde importa menos o gingado e muito mais a alegria de viver e festejar a dança típica de sua terra. O frevo pernambucano é um capítulo à parte. O estilo acelerado de carnaval esquenta e diverte a plateia. Os dançarinos da Txai se esmeram nos passos, que incluem gingados, malabarismos, rodopios, passinhos miúdos e outros. Para complementar a beleza da dança, eles usam uma sombrinha aberta enquanto "freviam".
O frevo que agita o carnaval de Pernambuco
 também contagia a   plateia do Raça Brasil. Todo mundo quer freviar

Ainda no espetáculo Raça Brasil, o Nordeste como um todo é homenageado nas quadrilhas, no xote, no xaxado e na capoeira. O Ceará recebe homenagens especiais nas representações das romarias de Canindé e no contagiante forró, que não deixa ninguém parado. A viagem vai chegando ao fim, com promessa de repetição, sempre com o mesmo entusiasmo.

A homenagem da Txai à região Nordeste
 passa pela apresentação das tradicionais quadrilhas juninas da região
O diretor da Txai, Lairton Guedes, destaca a singularidade no espetáculo no cenário turístico de Fortaleza. Daí a sua manutenção há 11 anos, sendo sete deles de exibição exclusiva na Choperia Lupus Bier, às quartas-feiras, a partir das 21 horas. Guedes ressalta a receptividade do espetáculo por parte do público, formado em sua maioria por turistas nacionais e internacionais. Contudo, revela que sente falta da presença de mais cearenses.

A companhia, que dança e canta os povos brasileiros dos rios, cerrados, florestas e sertão, já participou de diversos festivais no Brasil e exterior e tem em seu repertório a montagem dos espetáculos "Uma metade de mim", "Dançando o Nordeste", "Ceará: nossa arte nossa cultura" " Alma Nordestina" e "Vida de Negro", além do "Raça Brasil". Hoje, a Txai vive um momento de expansão e está com inscrições abertas para novos dançarinos, através do seu site na internet. Não é exigida experiência e a idade mínima é de 15 anos.

Lupus Bier

A Choperia Lupus Bier ancorou na Praia de Iracema em 2003 e oferece ao público chope self service e centro gastronômico. A casa funciona todos os dias da semana, com espetáculos de humor a partir das 21 horas, à exceção das quartas-feiras, quando os dançarinos da Txai ocupam o palco com o espetáculo Raça Brasil.

Com cerca de dois mil metros quadrados de área, a choperia é dividida em ambientes. O cliente escolhe entre acomodar-se ao lado do bar em forma de um antigo galeão português, defronte ao palco, ou opta por uma das confrarias, cada uma com capacidade para até 12 pessoas.
MAIS INFORMAÇÕES

Espetáculo Raça Brasil
Local: Lupus Bier - Rua dos Tabajaras 840, Praia de Iracema
Telefone: 3219.2829
Preço: R$ 45,00 com jantar incluso (comida regional e frios)
http://www.txaiciadedanca.com.br

FERNANDO BRITO
REPÓRTER

Festival de Nova Petrópolis - 2011

Grupos realizam inscrição

Alguns grupos folclóricos nacionais já realizaram suas pré-inscrições para a participação no 39º Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis. Entre eles, destaca-se o Grupo Parafolclórico Frutos do Pará (Pará), presente nas últimas três edições do evento e candidatando-se para sua quarta participação. Também realizaram suas inscrições Txai Cia de Dança (Ceará) e Grupo Folclórico Vasco da Gama de Santos (São Paulo), que arrancaram inúmeros aplausos do público na edição de número 38. Ainda inscreveram-se o Grupo Folclórico Batalhão de Bacamarteiros (Sergipe) e o Grupo Sarandeiros (Minas Gerais), prováveis novidades para esta grande festa cultural em 2011.
Mais inscrições
A pouco mais de seis meses da grande festa cultural do Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis, 13 grupos nacionais já realizaram sua pré-inscrição para participação do evento em sua 39ª edição, com realização prevista entre os dias 30 de julho e 14 de agosto de 2011.
Juntamente aos grupos elencados em outro texto, somaram:
Cia Arte Brasil de Estudos e Danças Folclóricas – Rio de Janeiro,
Grupo Folguedos e Danças Prof. Pedro Teixeira – Alagoas,
Grupo Folclórico Parafusos – Sergipe,
Grupo Parafolclórico Frutos da Terra – São Paulo,

Grupo Parafolclórico Pôr do Sol – Paraná e
Grupo Xaxado Cabras de Lampião - Pernambuco.

 Além destes, ainda realizaram suas inscrições, dois grupos gaúchos:

Folclore Ucraniano Solovey e

Grupo Folclórico Palestino Terra.

A Comissão Organizadora está muito otimista e animada com a diversidade cultural que vem se apresentando. A partir desta semana iniciam os contatos com os grupos estrangeiros, o que enriquecerá ainda mais as atividades propostas para o 39º Festival Internacional de Folclore.


Artigo para a revista “30 anos de IOV”



Conheci o IOV no ano de 1996 por ocasião de uma viagem que fiz à Itália. Lá pude ver vários festivais organizados pelo IOV e me interessei pelo trabalho de divulgação e preservação das culturas populares. No ano seguinte, 1997 filiei meu grupo de Projeções Folclóricas ao IOV e de lá até hoje me dedico ao trabalho de não se deixar perder toda riqueza da cultura popular.
Comecei por melhorar o grupo de danças e músicas folclóricas brasileiras do qual sou diretora, promovendo cursos e incentivando a pesquisa. Em 1998, dei início aos Festivais Internacionais de Folclore na minha cidade – São Bernardo do Campo, que perduram até hoje. Foram 11 edições com poucas interrupções.
Com o objetivo de dar um suporte maior às atividades culturais no tocante a obtenção de recursos financeiros e apoios dos órgãos públicos, foi criado o “Instituto Professor Rafael Pasqualini Miquilin – Ong” no ano de 2006. Essa instituição foi fundada em homenagem ao meu filho, por isso leva o seu nome, falecido inesperadamente em 2002 com apenas 23 anos de idade, mas que já trabalhava bravamente em prol da cultura popular brasileira.
Atualmente exerço a função de Presidente Nacional do IOV Brasil e Secretária Executiva IOV América do Sul, cargo esse recebido em março deste ano. O foco do meu trabalho tem sido a expansão do IOV no Brasil e na América do Sul através da filiação de novos membros. A busca de pessoas comprometidas com a cultura popular e folclórica da região tem sido uma constante e graças a esse trabalho o IOV na América do Sul tem crescido muito. Estou ainda cadastrando e conhecendo os eventos já existentes na região e organizando outros de acordo com a necessidade.
Para dar conta dos interesses propostos pelo IOV foi criada uma equipe diretiva objetivando o desenvolvimento organizado dos eventos tais como: festivais, feiras, cursos, congressos, work shop, fórum e outras atividades. Devido a vasta extensão territorial e a grande quantidade de manifestações populares existentes na região, propus que fossem criados vários circuitos de eventos em regiões previamente limitadas, contemplando todas as partes do território e todas as manifestações existentes na América do Sul. É sabido que se trata de projeto verdadeiramente grandioso, porém, se acredita ser possível uma vez que se pode ter muitos membros filiados ao IOV e que cada qual se responsabilize por sua região. Considerando que a região da América do Sul possui grande número de manifestações folclóricas ainda em seu estado de pureza e originalidade sem influência da mídia e das modernidades, é urgente que se tome iniciativas no intuito da sua conservação.
Realizou-se um encontro na cidade de Criciúma, (sul do Brasil) nos dias 10 e 11/09 deste ano, encontro esse que contou com representantes dos países: Brasil, Argentina e Paraguai, enquanto que representantes dos países de: Colômbia, Peru, Venezuela, Chile e Equador, se manifestaram favoráveis ao movimento proposto confirmando seu interesse em participar do IOV. O trabalho consiste em nomear representantes com vontade de trabalhar em todos os países sul – americanos. No encontro em Criciúma, foi explicado o que é o IOV, seus objetivos, vantagens e direcionamento. Foi apresentado um modelo de trabalho que norteará cada membro filiado ao IOV: ”Como deve trabalhar e que trabalho executar em prol da cultura popular da sua região.“
Quanto ao Brasil, minha proposta é trabalhar com todos os 26 estados da federação brasileira, buscando conhecer as características da arte popular de cada um e nomear representantes que possam ser reconhecidos em seus trabalhos e que tenham disposição para dar continuidade às artes populares não somente de música e dança como também de artesanato, costumes, tradições e culinária. Na verdade o que se persegue nessa proposta é a democratização, atribuindo funções às pessoas comprometidas com a arte popular.
Do mês de março até agora o IOV já conquistou representantes nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo,Pará, Ceará e Sergipe, os quais se fizeram presentes no encontro em Criciúma. Conta ainda com representantes nos estados da Paraíba, Alagoas, Minas Gerais e Pernambuco. A equipe diretiva do IOV Brasil está trabalhando com afinco a fim de dar suporte aos novos membros com orientações e capacitação. A meta é chegar ao final de 2010 com 60 membros ativos no IOV, e assim garantir realmente que a cultura popular seja preservada.

Terezinha Pasqualini Miquilin
Presidente IOV Brasil
Secretária Executiva IOV América do Sul

Secretários e subsecretários - IOV-BRASIL

               IOV– BRASIL                     
INTERNATIONALE ORGANISATION FÜR VOLKSKUNST
THE INTERNATIONAL OGANIZATION OF FOLK ART
ORGANIZACION INTERNACIONAL DEL ARTE POPULAR
ORGANIZACION INTERNACIONAL DE ARTES POPULARES
------------------------------------------------------------------------------------------------------
Com relações Internacionais - UNESCO
O Brasil passa a ter novos representantes da IOV.

É com carinho que  apresento os  Secretários e Subsecretários  e membros filiados da IOV-Brasil.
Reconhece a seriedade do trabalho que cada um e o que todos fazem pela divulgação da Arte popular no nosso país e salientamos que é um grande prazer tê-los em nossa Organização, por serem pessoas que respeitam, valorizam e divulgam toda nossa forma de arte popular através dos seus trabalhos que tem por objetivos valorizar e divulgar a Cultura folclórica.

Secretários e subsecretários   no Brasil.
Secretaria de Alagoas 
 Secretário  

Subsecretário de Maceió/AL
Maria de Fátima Brasileiro  Danylo      - Registro n°. 4405
- Alagoana graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Alagoas, concluindo pós-graduação em  Psicopedagogia pelo Instituto  Batista de Ensino Superior de Alagoas, Folclorista.
Fundadora, Coordenadora  e Dançarina do Grupo de Folguedos Prof. Pedro Teixeira a vinte e cinco anos.
Tem um projeto  baseado nas Danças Folclóricas nas Escolas da Rede Pública.



                                                   Secretário do Ceará 

Lairton dos Santos Guedes                 Registro - 4388
 - Natural de Recife, estado de Pernambuco. Hoje reside em Fortaleza, estado do  Ceará. Graduado em Educação Física pela FESP-PE e Fisioterapia pela UNIFOR-CE.
   Começou seus trabalhos em artes populares no grupo de dança Retornança em   Recife-PE em 1988, onde atuou como bailarino, depois como pesquisador em danças regionais e coreografias. Atualmente é diretor da Cia de Dança TXAI.-Membro efetivo da Comissão Cearense de Folclore-Vice Presidente da Associação dos grupos Folclóricos do Ceará.

Subsecretária de Fortaleza/CE
Catarina Quintela Soares        - Registro n°.  4387
- Licenciada em pedagogia e Ciências Sociais, especialista em Gestão de Produtos e Serviços Culturais e em Arte-Educação. Sócia diretora da Empresa USINA2 Produções Artísticas e Culturais Ltda. e Membro da Comissão Cearense de Folclore.

Subsecretário de Limoeiro do Norte e Vale do Jaguaribe/CE
Renato Maia Remigio                - Registro n°. 4363
                                 
- Formado em Gestão Empresarial pela Universidade Vale do Acaraú-CE.
- Curso superior de Musica pela Universidade Estadual do Ceará- 1990
Especialização: Arte-Educação e Cultura Popular, pela Faculdade Tecnológica Darcy Ribeiro, turma de 2010
Especialização: Organização de Eventos e Viagens de Negócios pelo Stituto Politécnico di Milano – Itália em 2007
Prefeitura Municipal de Limoeiro do Norte-CE – Secretário Municipal de Cultura e Turismo – 2009 – 2011 (Ocupação Atual)
Subsecretário de Maracanaú/CE
          José Maria de Paula Almeida      - Registro n°. 4388


- Integrante do Grupo Afro-Brasileiro Maracatu Vozes da África, como membro e um dos fundadores.
Nomeado Presidente do Grupo Afro-Brasileiro Maracatu Vozes da África, Fortaleza/CE, biênio 1984/85.
- Passou a integrar a Associação Cultural Maracatú AZ de Ouro ( RAINHA) em 1998


Secretário do Maranhão
William Moraes Corrêa.            -  Registro  4450
 
Formado em Comunicação Social (Jornalismo). Pós-graduando em Língua Portuguesa, Cultura Afro-brasileira, História e Geografia. Pesquisador da cultura popular. Compositor. Obras publicadas nas áreas do conto e da poesia. Coordenador de encontros e grupos culturais do Maranhão. Entre 2009 e 2010, conquistou dez prêmios do Ministério da Cultura e Funarte. Prêmios literários nacionais nos gêneros conto e poesia. Consultor da Academia Maranhense de Blocos Tradicionais. Filho do mestre popular Walmir Moraes Corrêa e da professora Aldenora da Conceição Moraes Corrêa.
Diretor e produtor do Bloco Os Foliões e suas extensões culturais. Colaborador de jornais e programas de televisão e rádio de São Luís. Trabalhou em jornais impressos, emissoras de rádio e TV de São Luís, como editor e repórter de Cultura.
Fundador do Grupo Foliões (extensão do Bloco Os Foliões) e Reisado Folias de Natal.
 Mato Grosso do Sul
 - Marlei Sigrist                               -  Regisrtro Nº. 4426

- Pesquisadora do Folcore Sul-Mato-Grossense.
- Mestre em Educação com trabalho defendido em Educação na Fronteira.
- É professora aposentada do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul em Campo Grande, onde ministrou as disciplinas de Cultura Brasileira, Cultura Popular Regional, Folclore aplicado à Educação. Ministra aulas e orienta projetos de Pós Graduação em diversas Universidades de Mato Grosso do Sul.
- Trabalhou pela criação da Comissão Sul-mato-grossense de Folclore (CSMFL) e hoje participa de pesquisas que contribuem para os estudos da Folkcomunicação da Cátedra Unesco de Comunicação no Brasil/Universidade Metodista de São Bernardo do Campo/SP.
- Publicou os livros CHÃO BATIDO (2ª Ed.; PANTANAL: SINFONIA DE SABORES E CORES (para o Senac Nacional);  Capítulo: Manifestações da Cultura Popular no livro Cultura e Arte Regional (Secretaria de Estado de Educação); diversos artigos em Revistas Especializadas em pesquisa e os Cadernos de Cultura Popular/MS 01 e 02.
- Em 1990 criou o Grupo Parafolclórico Sarandi Pantaneiro, ligado à mesma Universidade e o coordenou até 1996. Prestou assessoria ao Grupo Garça Branca no período de 1997 a 2000. Desde 2003 coordena o Grupo Camalote – Danças Folclóricas (projeção), um dos produtos do Ponto de Cultura Camalote, abrigando outros projetos, dentre os quais o Camalote vai à Escola.

Minas Gerais

Jacqueline Pimenta        -           Registro Nº 4425
Jacqueline Pimenta de Carvalho é pesquisadora do folclore brasileiro e trabalha na direção das atividades artísticas e administrativas da Associação Grupo Folclórico Banzé, realizando pesquisas através de trabalho de campo e bibliográfico, estimulando os jovens a vivenciarem costumes e fazeres relacionado às músicas e danças folclóricas brasileiras. É Bacharel em turismo, sendo proprietária de uma empresa de consultoria em turismo, realizando projetos para o desenvolvimento da área, como inventários turísticos de municípios brasileiros. É artista plástica, trabalha com escultura e artesanato com formação na Escola Guinard de Belo Horizonte.
Seus trabalhos acadêmicos, incluindo monografia e trabalhos de pesquisas até a sua graduação tiveram como tema principal a cultura e sua preservação.

 
Subsecretário de Belo Horizonte  - Reg.
Luiz Fernando Trópia 

- Natural de Belo Horizonte.
- Sociólogo, folclorista, membro efetivo da Comissão Mineira de Folclore, professor e palestrante sobre diversos temas do folclore e da cultura popular, especificamente sobre o "Folclore Lúdico - A importância cultural e social dos brinquedos e brincadeiras tradicionais na educação".




Subsecretário de Montes Claros/MG   
Marcos Veríssimo Andrade Arruda      -    Registro  Nº. 4452
   Mineiro, da cidade de Montes Claros. Aos 6 ingressou no Grupo Folclórico Banzé, onde      adquiriu   conhecimento e estímulo para trabalhar junto com o Grupo em prol da pesquisa, preservação e difusão do folclore brasileiro e, em especial, o da região norte-mineira. Seguindo os ensinamentos da Profª. Zezé Colares, passou pelos vários estágios do Banzé, chegando mais tarde à Coordenação do Grupo e de sua versão Mirim – o Banzezinho. Atualmente auxilia  a Diretora do Grupo e Secretária do IOV-Minas Gerais, a Sra. Jacqueline Pimenta, na produção dos projetos e realiza  oficinas de danças para jovens de escolas públicas da cidade. Cursa o 4° período da Faculdade de Engenharia de Produção, e é o Subsecretário do IOV na  cidade de Montes Claros / MG.


Subsecretária de Cataguases/MG
Regina Célia Cabral - Reg.


Nasceu na cidade de Montes Claros, norte de Minas.
Em 1981 mudou-se para Cataguases cidade da Zona da Mata. Em 1994 convidada a trabalhar na Oficina de Artes da Cia Força e Luz Cataguases-Leopoldina, fundou a Cia Catu-aua de danças Folclóricas onde durante 15 anos. Durante quatro anos foi gestora do Circuito Turístico das Serras e Cachoeiras onde representava seis municípios, trabalho esse ligado a Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais, onde representou a cidade de Cataguases em Lisboa numa reunião com países de língua portuguesa. Atualmente faz parte da coordenação do Grupo Banze  e por estar a muitos anos trabalhando com cultura em Cataguases, recebeu o Titulo de Cidadã Honorária.
Secretária do Pará
Alcione da Rocha Lima Tavares    - Registro nº. 4401
- Professora concursada, ministrava aulas de educação física para Ensino Infantil, Fundamental e Médio. Além, possuía turma de Folclore, na qual iniciava os alunos nesta prática através da dança e da música, que deu origem ao Grupo Parafolclórico Muiraquitã, vinculado até hoje à escola “Dr. Mário Chermont”.
Produtora e coreógrafa.



Subsecretário de Belém do Pará
Dilermano Ferreira Registro n°.  4379





Secretária  da Paraíba
Subsecretária de Poço de José de Moura - PB


Ana Neiry de Moura Alves           -   Registro nº. 4399




- Pós Graduação – Especialização.
Língua, linguagem e ensino
Licenciatura Plena em Letras
Presidente do Conselho Municipal de Educação
Poço de José de Moura – PB
- Profesora de ensino médio (Lingua Portuguesa, Literatusa, História,  filosofia e Sociologia)
Responsável pela Fundação da Associação Cultural Pisada do Sertão, sendo esta uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, com a finalidade de representar, incentivar, fomentar e congregar os artistas das diversas atividades culturais da cidade de Poço de José de Moura e região.

Secretaria de Pernambuco

Rubia Lóssio                    Registro n. 4227
Possui graduação em Bal. Ciências Sociais com ênfase em Sociologia Rural pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2000) e mestrado em Administração Rural e Comunicação Rural pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2003). Atualmente é pesquisadora da Fundação Joaquim Nabuco, Coordenadora do Núcleo de Estudos Folclóricos Mário Souto Maior, professora da Faculdade Luso Brasileira. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia rural, atuando principalmente nos seguintes temas: folclore e culturas populares, comunicação rural, folkcomunicação, cultura e mídia.
Subsecretária de Serra Talhada - PE
Cleunice Maria dos Santos                 - Registro nº.

- É pesquisadora do cangaço, tendo como foco a dança e a música do cangaço.
É filiada a SBEC – Sociedade Brasileira de Estudiosos do Cangaço, a ARTEPE (Associação dos Realizadores de Teatro de Pernambuco).
Desde o ano 2001 é coordenadora do Museo do Cangaço/Sítio Passagem da Pedras (casa onde nasceu Lampião).
Administra o CEPEC/Centro de Estudos  e Pesquisas do cangaço.
É Có-fundadora do Museo de cangaço e atualmente coordena-o com a Fundação Cultural Cabras de Lampião/PONTO DE CULTURA.

Secretário do Rio de Janeiro: 

Secretário - do estado  do Rio de Janeiro
Alexandre Carvalho              Reg. Nº.

Pós-Graduado em Educação Física pela UCB (CREF 01457-G/RJ)

Professor da Rede Estadual do RJ

Pesquisador em Antropologia e História do Brasil e África

Pesquisador em Antropologia da Cultura Indígena

Membro da Comissão Fluminense (RJ) de Folclore
Diretor, Produtor, Coreógrafo, Brincante e Músico da Cia Arte Brasil de Estudos e Danças Folclóricas.


 Subsecretário da Cidade do Rio de Janeiro /RJ

José Bonifáco Morais - Reg. 4498 

 Nascido na Paraíba. Advogado, militar, acordeonista, compositor interprete, ator, arranjador e produtor musical.

-  Dirige o projeto Encontro de Sanfoneiros e Acordeonistas do Rio de Janeiro.
- Músico profissional e diretor da banda Fera Show – tipicamente nordestina.
- É participante do projeto Asa Branca e do Encontro de Violeiros do Rio de Janeiro.
- Organizador do projeto “ Orquestra Sanfônica” juntamente com o acordeonista  na  cidade de Niteroi-RJ.

- Participa do programa Fole e Viola realizado na rádio memória e onde canta o sabiá apresentado pela Rádio nacional.
- Nas artes cênicas participou do Filme “O CASAMENTO CAIPIRA.

Subsecretária da Cidade de São Gonçalo /RJ
Verônica Inaciola

NATURAL DE SÃO GONÇALO, ATUA HÁ 25 ANOS NO MAGISTÉRIO PÚBLICO E HÁ 16 NA PESQUISA DAS NUANCES DA CULTURA POPULAR NA CIDADE.

· PEDAGOGA;

· ESPECIALISTA EM MARKETING CULTURAL;

· MESTRA EM CIÊNCIA DA ARTE PELA

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE COM

A PESQUISA “ARTE POPULAR FLUMINENSE”

· MEMBRO DA COMISSÃO FLUMINENSE DE FOLCLORE;

· MEMBRO DO CONSELHO ESTADUAL DO PATRIMÔNIO IMATERIAL;

· AUTORA DE DIVERSOS ARTIGOS REFERENTES AO FOLCLORE NACIONAL PUBLICADOS EM ANAIS E REVISTAS CIENTÍFICAS;

· AUTORA DO DOCUMENTÁRIO “MANIFESTAÇÕES FOLCLÓRICAS EM SÃO GONÇALO”
Secretária do Rio Grande do Sul

Carla Cristiane Ferreira      -  Registro n°. 4362

   Natural de Montenegro, Estado do Rio
   Grande do Sul.    Formada pela Universidade
    FEEVALE em Secretariado de Escola
    com curso de extensão em Planejamento
     e Gestão de Eventos.

Atualmente, exerce o cargo de Diretora
do Departamento de Cultura de Nova Petrópolis.
Desde 2009, coordena o Festival Internacional de Folclore
de Nova Petrópolis, sendo Presidente do Conselho Municipal de
Cultura do município.

Em 1996, através do projeto “Volta às origens” esteve na Alemanha
com o Volkstanzgruppe Freundschaftkreis. Neste país, participou
de diversas apresentações de danças folclóricas alemãs, gaúchas,
teatro e dança da imigração alemã e danças modernas com
folclore gaúcho estilizado.
Presidiu a AGDFA – Associação dos Grupos de Danças Folclóricas
Alemãs de Nova Petrópolis em 2000. Coordenou, durante 15 anos,
o Grupo de Danças Folclóricas Sonnenschein. Frequentou aulas de balé,
dança contemporânea e dança-teatro durante 12 anos.
Integra, atualmente, o Vocal Gerações.
Subsecretário de Nova Petrópolis/RS
Paulo Roberto Staudt             - Registro n°. 4361
Atual Diretor do Departamento de Projetos Especiais – Prefeitura Municipal de Nova Petrópolis;
- Participação em festivais de teatro;
- Membro do Conselho Municipal de Cultura
- Jurado em concurso de leitura e enquetes em lingua Alemã
- Participações em encontros de coros
- Coordenador do Grupo Teatral Arte&manha
- Trabalha na Coordenação do Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis

Subsecretário de Pelotas/RS
Thiago Amorím      -    Registro nº. 4420

- Professor do curso de danças do centro de Artes, coordenador e pesquisador do NUFOLK - Núcleo de Folclore da UFPEL. Universidade Federal de Pelotas/RS.
- Graduado em Danças licenciatura (2002) e especialista em interdisciplinaridade e linguagem (2004) pela universidade de Cruz Alta/RS. Doutorando e mestre em ciencias da linguagem (2009) pela Universidade do Sul de Santa Catarina-SC. Com pesquisa sobre corporeidade nos rituais carnavalesco do Sul brasileiro.
- Bailarino, coreógrfo e fundador do ABAMBAÉ - Cia de Danças brasileiras desde 2005.
- Ex Diretor da casa  de Cultura Justino Martins - 2005/2007.
- Participou da organização da comissão do Festival de folclore de Cruz Alta 1996-200


Subsecretária de Cruz Alta/RS
Carmem Anita Hoffmann  - Reg.   4497


- Graduada em arquitetura e urbanismo, bailarina, professora de artes. 
- Idealizou e coordenou o Grupo de Danças Chaleira Preta de Cruz Alta desde a sua fundação em 1983 até 2004, tendo participado de diversos eventos e festivais, inclusive internacionais como na Áustria, Hungria, Itália, França, Chile, Argentina, Uruguai e Paraguai.
- Trabalha com o Grupo de Arte Nativa Os Chimangos de Caçapava do Sul.
- Coordenou o primeiro curso superior de Dança do Estado do RS, na UNICRUZ, Universidade de Cruz Alta.
- É professora universitária do Curso de Arquitetura e Urbanismo, Dança e Educação Física.
- Desenvolve pesquisas na área do Folclore e Patrimônio Histórico e Artístico.
- É mestre em História Ibero Americana e doutoranda na mesma área, na PUCRS.
Secretário de Santa Catarina
Dr. Júlio Cesar Lopes             -   Registro nº. 4371

- Presidente da Associação Hispano Brasileira de tradições e cultura.
- Membro da Academnia de letras cadeira nº 17.
- Cidadão honorário de Criciuma em 2006.
- Fundador e Presidente do Festival Internacional de danças Folclóricas de Criciúma.
- Cirurgião dentista, especialista em radiologia- Presidente da Fundação Cultural de Criciúma de 1994 a 2000.

Subsecretária de Criciúma/SC
Sirlei Chaves    Registro nº. 4372
- Porto alegrense, carnavalesca, comentarísta da rádio Eldorado e juri de carnaval.
- Secretária executiva da Fundação Cultural de Criciúma
- Menrbro da Associação Hispano Brasileira de Tradição e Cultura que realiza o Festival Internacional de Folclore de Criciúma.
-Secretária geral do Festival de Folclore de Criciúma


Subsecretária IOV - Forquilhinha/SC
Luciana Cardoso Borges    -  Reg. 4373

Criciumense, artista plástica, decoradora e arte educadora, graduada e Pós-graduada em Educação Artísticae Artes Plásticas. Arquiteta e Urbanista , 1ª tesoureira da Associação Hispano Brasileira de Tradição e Cultura, Secretária Executiva do Festival Internacional de Danças Folclóricas de Criciúma. Diretora Cultural IOV Santa Catarina.





Subsecretário do município de Içara/SC.
Anderson Eckel Machado   Reg. 

Analista de sistemas e tem a fotografia como hobby. Nascidoem Porto Alegre, reside em Criciúma há 26 anos. Profissional autonomo onde trabalha com desenvolvimento de sites, sistemas e artes graficas. Faz parte do IOV Santa Catarina e colabora com o Festival.


Secretário de Sergipe
Secretaria de São Paulo

 
Subsecretário de Olimpia/SP.
Davi Seixas Mendes                 -     Registro nº.  4417
- Nascido na cidade de Olímpia/SP. Cicade esta que possui uma longa tradição folclórica no país, sendo reconhecida como a capital nacional do folclore.
- Faz parte da direção do Grupo Frutos da Terra.
- Foi protagonistas de dois cerimôniais de abertura  do Festival de Folclore de Olimpia - 2005-2006.
-Atualmente cursa direito e trabalha com produções culturais.


 
NOTA:
“Nosso objetivo não é apenas atualizar o catálogo dos profissionais e artistas amadores, mas também divulgar sua arte cultural através de eventos com a chancela do IOV-BRASIL”, destacamos que o nosso banco de dados oficial servirá para organizar e divulgar a arte no Brasil e no mundo, criando uma ponte entre produtores, patrocinadores e consumidores de bens culturais. Os técnicos que trabalham nas áreas de música e artes cênicas, também podem fazer o cadastramento. Os que desejarem ser filiado como membros colaboradores do IOV-BRASIL também podem apresentar currículos profissionais e artísticos, enviando para a Secretário Nacional do IOV-BRASIL, para constar no Cadastro único da IOV.

 Clerton Vieira
Secretário Nacional
Registro nº. 4331


Palavras do Secretário Nacional


É uma alegria imensa receber todos os secretários, subsecretários e membros filiados em nossa Organização. Muitos projetos vêm aí para serem trilhados e contamos com a colaboração e apoio de todos os brasileiros que lutam por uma Cultura de Paz e não Violência.

Contamos com seu valioso trabalho de divulgação da nossa instituição, pesquisas e cadastramentos de grupos folclóricos de todos os gêneros e artistas populares anônimos do nosso Brasil.

Estamos à disposição de todos os nossos Secretários de Estado, queremos contribuir para que todos avancem em suas proposições e se tornem cada vez mais unidos nos relacionamentos entre as secretárias estaduais.
Por fim informo que como Secretário Nacional estarei sempre em comunicação e sintonia.

Somos uma grande família com um sobrenome “FOLCLORE” Solicitamos não só aos nossos membros e filiados, mas, a todos os brasileiros que nos enviem informações e sugestões para que sempre possamos melhorar e atingir outros objetivos.

Agradeço a cada pessoa que de uma forma direta ou indireta colabora para a divulgação das nossas verdadeiras tradições.


Clerton Vieira   - Reg. Nº.  4331
Secretário Nacional  
  IOV-BRASIL