FOLCLORE DE TODOS OS POVOS

FOLCLORE DE TODOS OS POVOS
É tempo de Recomeçar... Amigos das ArtesPopulares, internautas quero saudar a visita de todos neste novo Blog do prof. Clerton Vieira que preparei com todo o carinho para que vocês possam ter cada vez mais informações sobre as novidades do Folclore do Brasil e do mundo. Aqui você estará atualizado com as notícias dos Festivais folclóricos e eventos populares que acontecem no mundo da cultura popular. Convido a todos a embarcarem comigo nessa longa jornada. Venham fazer parte desse trabalho de pesquisa, valorização e divulgação das nossas tradições e manifestações populares. Sejam bem vindos todos os internautas, folcloristas, artistas, alunos, professores, profissionais, amadores pesquisadores, estudiosos e curiosos. Boa navegação pelo blog. Muito obrigado. Deixem seus comentários e sugestões através do e-mail:clertonvieira@hotmail.com - Professor, Clerton Vieira

“Por uma Cultura de Paz”


“Por uma Cultura de Paz”
Folclore dos quatro cantos do mundo em Nova Petrópolis Atualmente quando falo nos seminários, fóruns, palestras e para os meus alunos sobre a importância da cultura e da arte popular nacional e internacional para o desenvolvimento intelectual de uma sociedade, sito como exemplo o Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis. Muitas vezes só queremos saber do modismo, e esquecemos que todos nós temos uma raiz ligada ao Folclore de onde nascemos ou vivemos que são os nossos costumes e hábitos. Lembrando que, para sermos valorizados no mundo, precisamos que o mundo nos conheça e veja a importância dos Festivais folclóricos para o desenvolvimento econômico, educacional e cultural de um povo.
O que se vê em Nova Petrópolis é mais do que um festival de Folclore e sim um encontro internacional entre povos. Uma confraternização de todas as cinco regiões do país: Norte, Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-oeste e dos cinco continentes: África, América, Ásia, Europa e Oceania em todas as suas edições com música, dança, mitos e lendas, artesanatos e artistas do Brasil e do mundo com missões importantes na divulgação de suas artes populares.
Em 2011 a IOV-Brasil iniciará uma parceria e apoio junto a esse grandioso evento cultural, pois, Carla Cristiane Ferreira, diretora do Departamento de Cultura da Prefeitura de Nova Petrópolis e coordenadora do Festival Internacional de Folclore e Paulo Staudt, diretor de projetos da referida cidade passam a integrar a diretoria da IOV - Organização Internacional de Festivais de Folclore e Artes Populares. Convidados pela IOV. Foram nomeados em dois cargos da instituição. Carla Cristiane é a Secretária do Estado do Rio Grande do Sul e Paulo Staudt é o Subsecretário de Nova Petrópolis.
Uma representação de grande valor cultural do Rio Grande do Sul para o mundo através dessa parceria com a IOV na divulgação das artes populares sem fronteiras, onde o objetivo maior é a Paz entre os povos através das Artes.

“Por uma Cultura de Paz”
Vice-Presidente e Sec. nacional da IOV-Brasil

Presença no ENART


Os representantes da IOV (Organização Internacional de Folclore e Artes Populares) no Rio Grande do Sul, Carla Cristiane Ferreira (Secretária – RS) e Paulo Roberto Staudt (subsecretário – Nova Petrópolis), acompanhados da Diretora de Seção Musical de Nova Petrópolis, Cândida Maldaner, estiveram no último dia 20 de novembro participando do 25º Encontro de Arte e Tradição Gaúcha – ENART, realizado na cidade de Santa Cruz do Sul. Oferecendo uma ampla programação entre os dias 19 e 21 de novembro, o evento reuniu 84 grupos de danças, além de diversas outras atividades como trova, declamação e gaita. Um dos palcos também abrigou a 11ª Mostra de Arte e Tradição Gaúcha. O novapetropolitano Éderson dos Santos, representando o CTG Pousada da Serra, participou de duas categorias, tendo conquistado o 3º lugar na modalidade Poesia, do Concurso Literário Gaúcho, com o texto “Conselhos”. Mais informações pdoem ser consultadas junto ao site www.ctgpousadadaserra.com.br
Coroado de sucesso, o ENART concluiu suas atividades na noite de domingo. Como próxima programação, o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) terá o 58º Congresso Tradicionalista Gaúcho, sediado pela cidade Nova Petrópolis, entre os dias 07 a 09 de janeiro de 2011.